Taxa de juros do cheque especial tem leve alta em outubro, aponta Procon-SP
A taxa média de juros do cheque especial apresentou uma leve alta em outubro e chegou a 9,11%, acréscimo de 0,01 ponto percentual na comparação com setembro (9,10%), segundo pesquisa do Procon-SP. A taxa média do empréstimo pessoal manteve-se estável, em 5,35% ao mês, sem alteração ante o mês anterior.
O levantamento feito pelo Procon-SP, no dia 15 de outubro, analisou as taxas cobradas pelo Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.
Desses, apenas um banco aumentou sua taxa do cheque especial passando de 9,51% para 9,55%, aumento de 0,04 ponto percentual, representando uma variação de 0,42% em relação à taxa de setembro.
De acordo com nota divulgada nesta sexta-feira (22) pelo órgão de defesa do consumidor, apesar de alguns analistas reconhecerem que a inflação segue pressionada e que a atividade econômica continua aquecida, uma alta dos juros nesse momento impulsionaria ainda mais a valorização do real ante o dólar, movimento que o Estado brasileiro vem tentando combater.
“De qualquer forma, para o consumidor final as taxas continuam altas e a contratação de empréstimos continua sendo uma operação arriscada, se não for bem planejada. Estamos assistindo a uma expansão do crédito e a uma inadimplência controlada, no entanto, a parcela da renda do consumidor destinada ao pagamento de juros vem aumentando consideravelmente, fruto de financiamentos cada vez mais longos. A cautela deve ser maior ainda na utilização do rotativo do cartão de crédito”, informa a nota do Procon-SP.
Fonte:
Agência Brasil
22/10/2010 15:37
Artigos Relacionados
Procon aponta pequena alta da taxa do cheque especial
Taxa de juros do cheque especial tem alta de 2,2 pontos percentuais em julho
Procon aponta alta nas taxas de cheque especial e empréstimo
Juros do cheque especial têm a maior alta dos últimos 8 anos, revela Procon
Juros bancários: Fundação Procon-SP constata taxa média de 9,24% para o cheque especial
Procon aponta alta dos juros bancários em outubro