TCU libera túnel imerso entre Santos/Guarujá



Com a decisão, Dersa dá continuidade ao processo licitatório e envelopes serão abertos em 15 dias

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou improcedente a representação formulada contra o edital de concorrência pública para o Projeto Executivo da ligação seca entre Santos e Guarujá. A decisão do TCE referendou o edital da Dersa - Desenvolvimento Rodoviário S/A, uma vez que não houve qualquer alteração no conteúdo da publicação.

A suspensão determinada pelo TCE, em caráter liminar, foi pedida por um escritório de advocacia, às vésperas da abertura da proposta técnica e do recebimento da Documentação e da Proposta Comercial, que aconteceria dia 17 de fevereiro. A abertura dos envelopes deve ocorrer agora em até 15 dias.

A decisão liminar do TCE não alterou o cronograma de construção do túnel imerso, prevista para ser iniciada no primeiro semestre de 2013, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016. O custo de implantação está estimado em R$ 1,3 bilhão.

Ligação por túnel

O túnel imerso que ligará Santos a Guarujá, tecnologia inédita no Brasil, será em concreto armado com profundidade mínima de 21 metros, 900 metros de extensão, com três faixas de rolagem por sentido, e com espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A passagem de veículos comportará automóveis, caminhões e até uma linha de VLT.

O futuro túnel ligará os bairros de Outeirinhos, em Santos, a Vicente de Carvalho, no Guarujá, e permitirá, na sua inauguração, o tráfego de automóveis, caminhões, pedestres e ciclistas. A solução também será compatível com o sistema de VLT (veículo leve sobre trilhos) que será implantada na Baixada Santista.

A decisão de implantar um túnel imerso, ligando Santos a Guarujá, foi tomada pelo Governo do Estado de São Paulo, após a realização de um amplo estudo técnico da DERSA. Batizado de "Projeto Prestes Maia", entre fevereiro e agosto de 2011, o estudo avaliou as características das demandas locais e regionais de tráfego, bem como alternativas construtivas para a transposição e suas respectivas relações de custos.

Os túneis imersos constituem uma alternativa interessante para a transposição secas de canais navegáveis, pois evitam as limitações de altura que surgem sempre que se opta pela construção de uma ponte.

As principais vantagens dos túneis imersos sobre os túneis tradicionais (escavados) estão no custo de implantação (mais baixo) e na diminuição da extensão, profundidade e rampas de acesso. Estes túneis são semelhantes a grandes tubos apoiados sobre o fundo do canal.

Da Dersa



03/10/2012


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