Tebet diz que Orçamento deve ser aprovado na próxima semana



O presidente do Senado, Ramez Tebet, manifestou sua satisfação com a votação do Orçamento na madrugada desta sexta-feira (21) pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização e expressou sua convicção de que a matéria será aprovada antes do final deste mês. Ele anunciou que manterá contatos com o presidente da Câmara, deputado Aécio Neves, e com as lideranças partidárias para definir a autoconvocação do Congresso para a próxima semana, de modo a garantir a votação do Orçamento para 2002 pelo Plenário nos dias 26, 27 e 28 próximos.

Em razão das acaloradas discussões realizadas na Comissão Mista, a votação somente foi concluída às 4h30 da manhã. Na tarde desta sexta, a partir das 14 h, a Comissão de Orçamento volta a reunir-se para analisar os 2.331 destaques ressalvados durante a votação do parecer do deputado Sampaio Dória (PSDB-SP), relator da proposta orçamentária.

"Com o orçamento aprovado na Comissão, fica faltando apenas a análise dos destaques, o que será feito ainda hoje. Isso nos anima muito e fortalece nossa convicção de que o Orçamento da União para 2002 será aprovado antes do final deste mês" - afirmou Tebet, que também se disse feliz por ter tido o seu apelo atendido pelas lideranças.

O apelo do presidente do Senado para que os líderes deixassem de lado suas divergências e dessem ao Brasil um orçamento para 2002 foi feito durante a sessão de promulgação da emenda constitucional que restringiu a imunidade parlamentar, na última quinta-feira (20).

Tebet voltou a comentar a importância de o Congresso aprovar o orçamento de 2002, de modo a reafirmar a posição de estabilidade da economia brasileira e de tranqüilidade dos agentes econômicos, num momento de extrema dificuldade para a América Latina, causada principalmente pela crise da Argentina.

O presidente disse que é hora de todo o Brasil não somente torcer pela Argentina, mas também "demonstrar toda a solidariedade com aquele país irmão". Para ajudar os argentinos, contudo, o Brasil tem de estar bem. E se tiver o seu orçamento aprovado e sendo executado no momento certo, isso vai ajudar em muito no sentido de se criar aqui um clima de confiança, entende o presidente do Senado.

Com a aprovação do Orçamento da União para 2002, o que deve acontecer na próxima semana, segundo Tebet, "o Congresso Nacional estará encerrando os seus trabalhos de 2001 com chave de ouro, apesar de todos os percalços que viveu este ano" - comentou. Para o presidente do Senado, ao colocar o interesse nacional acima de todas as divergências partidárias, o Parlamento brasileiro aproxima-se cada vez mais de toda a sociedade.

21/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado relatório que aumenta em R$ 1,7 bilhão a receita de 2010. Orçamento deve ser votado na próxima semana

Orçamento pode ser aprovado na próxima semana

Orçamento só deve ser votado na próxima semana

Orçamento de 2014 deve ser votado na próxima semana

Orçamento deve ser sancionado na próxima semana, diz ministra

Relatório preliminar do Orçamento deve ser votado na próxima semana