TEBET: FUNAI TEM QUE CONHECER DE PERTO PROBLEMAS INDÍGENAS
Ramez Tebet fez essas considerações ao ouvir do presidente da Funai, Carlos Frederico Marés, que a direção da entidade irá aos estados para tentar resolver problemas que se arrastam por vários anos. O primeiro estado a receber a visita da "gestão itinerante" da Funai será Mato Grosso do Sul. Marés foi ao gabinete do senador para comunicá-lo pessoalmente que o projeto começaria por seu estado.
O objetivo da iniciativa é ouvir as tribos, lideranças e entidades ligadas a causa indígena para encontrar saídas concretas para os problemas. O senador ressaltou a importância da visita da direção e técnicos da Funai aos estados, lembrando que Mato Grosso do Sul, por exemplo, que conta com a segunda população indígena do país - cerca de 55 mil índios - enfrenta graves problemas fundiários. Em razão desses problemas, foram registrados vários casos de suicídio nas aldeias indígenas.
Carlos Marés disse que Mato Grosso do Sul é prioritário para as ações da Funai, uma vez que a questão fundiária no estado vem preocupando a todos. Na sua avaliação, será necessário um esforço conjunto dos governos federal, estadual, e municpais e das lideranças locais para que o problema da terra possa ser resolvido.
16/03/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Africanos vão conhecer de perto programas brasileiros de segurança alimentar
João Capiberibe alerta para presença de balsas perto de áreas indígenas
Funai se reúne com indígenas da região de Humaitá
Funai debate questões indígenas em Manaus
Funai restringe entrada em terras indígenas no Amazonas
Funai e MMA discutem políticas indígenas em Campo Grande