Tebet recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília
Por iniciativa da deputada distrital Eliana Pedrosa (PFL), o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) foi agraciado nesta segunda-feira (3), em sessão solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal realizada no auditório Petrônio Portela, com o título de Cidadão Honorário de Brasília. Eliana Pedrosa explicou que a homenagem se deve ao empenho do então presidente do Senado, Ramez Tebet, na aprovação do projeto de lei que criou o Fundo Constitucional do DF e regulamentou os repasses obrigatórios de recursos da União para as áreas de segurança, saúde e educação.
- Esse projeto [do Fundo Constitucional do DF] ficou tramitando por muito tempo na Câmara e chegou no Senado na última hora. Nós tínhamos apenas uma semana para findar o governo Fernando Henrique Cardoso, quando o senador entendeu a importância desse fundo para o DF e agilizou o processo para que fosse aprovado - recordou a deputada.
Eliana Pedrosa disse que antes da aprovação do fundo o DF estava à mercê da vontade do presidente da República, que decidia quanto e quando repassaria os recursos a que era obrigado pela Constituição. Com a aprovação, o projeto de lei determinou o valor com base em percentual sobre a arrecadação da União, e definiu as datas para os repasses, que somam R$ 5 bilhões por ano.
Ramez Tebet disse estar honrado com a homenagem e assinalou que quem recebe o título de Cidadão Honorário de Brasília, na verdade recebe o título de cidadão do Brasil.
- Acho que não mereço isso tudo. É muita generosidade da deputada Eliana Pedrosa e do Poder Legislativo distrital - disse.
O senador Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS) destacou a importância de Tebet para o estado do Mato Grosso do Sul e o orgulho que a família e os amigos sentem pelo ex-prefeito, ex-governador e ex-presidente do Senado.
- Uma grande liderança que empolga a todos os sul-matogrossenses; um exemplo de homem público nesse momento da vida política nacional - disse Juvêncio.
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) destacou a amizade entre ele e Tebet e a sua atuação como homem público.
- Numa hora como essa em que vivemos, talvez a fase mais triste da história política do Brasil, nessa hora de interrogações - para onde vamos, de onde viemos? - o Tebet é um oásis. Seus pronunciamentos da tribuna, muitas vezes vêm para trazer uma chuva de esperança, para alertar que o Brasil vai persistir, que a dignidade ainda vai vencer - afirmou
O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que Tebet é digno de todas as homenagens e que dentre todos os quadros políticos completos e acabados do Senado, nenhum é maior do que o homenageado. Renan observou que Tebet é o tipo de parlamentar especial, que se encarrega das tarefas "dificílimas, espinhosas, às vezes até em momentos de crise e se sai muito bem, sem qualquer vaidade, sem qualquer arrogância".
- A grande prova a que se submeteu foi a presidência da CPI do Judiciário. Ramez Tebet atuou com firmeza, com descortino e, junto com o relator, produziu um trabalho de fôlego. A sua atuação lhe valeu o encargo dificílimo de primeiro presidente do Conselho de Ética do Senado. Novamente, demonstrou grande espírito público e, usando toda a sua experiência de homem público egresso do judiciário, enfrentou momentos difíceis, mas sempre com lucidez e coragem - recordou Renan.03/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon recebe título de cidadão honorário de Brasília
Simon recebe título de cidadão honorário do Distrito Federal
Flexa Ribeiro agradece título de cidadão honorário de Santarém (PA)
Comandante da Aeronáutica recebe título de cidadão do RJ
Mozarildo recebe título de cidadão santareno
ARRUDA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO DO RIO DE JANEIRO