Técnicos da CPTM testam novos trens da Linha C



Procedimento simula situações com cargas para verificar se há deformação, trincas ou ruptura

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) acompanha os primeiros testes estruturais das composições que circularão na Linha C (Osasco – Jurubatuba). Os trens, em processo de fabricação, terão ar-condicionado, bancos anatômicos, som ambiente, vidros com proteção contra os raios ultravioleta, indicação luminosa e sonora de abertura e fechamento de portas, monitoramento de falhas computadorizado e freios dinâmicos.

O procedimento de testes procura simular situações com cargas, como se o trem estivesse em operação, para verificar se há deformação, trincas ou ruptura de algum elemento da caixa do carro de passageiros. Essa etapa antecede os testes de prova d’água e testes estáticos e dinâmicos (com o trem em movimento). Todo o processo é acompanhado por técnicos da empresa.

A primeira composição (de quatro carros) começará a rodar em novembro. Mais duas entrarão em circulação no mês seguinte, a fim de atender ao início da operação do novo trecho de 8,5 quilômetros de extensão da Linha C. O ramal ganhará três novas estações, vias duplas sinalizadas e modernos sistemas de energia, sinalização e telecomunicações.

Dos 48 carros encomendados pela CPTM, dez estão sendo montados na linha de produção da Alstom do Brasil, na Lapa. O primeiro carro-motor está em fase adiantada, inclusive com a máscara frontal (fachada), portas e piso. No momento, os operários trabalham na parte de infra-estrutura dos sistemas, que consumirá 17 quilômetros de fiação. 

Ampliação na oferta – A fabricação das novas unidades obedece ao cronograma estabelecido. A tecnologia utilizada é de última geração.

As composições atendem às novas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para o atendimento a pessoas com deficiência. Estão previstos sinais luminosos de abertura e fechamento de portas, identificação dos carros, assentos preferenciais, espaço para portadores de cadeira de rodas, painel indicativo de próxima estação e lado de abertura de portas e pega-mão fotoluminescente.

A produção dos novos trens gera cerca de 800 empregos – 200 diretos e 600 indiretos. A fabricação está a cargo do Consórcio Ferroviário Espanha/Brasil (Cofesbra), liderado pela Alstom do Brasil, com a participação da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF) e Bombardier. A entrega final está prevista para o segundo semestre de 2008. O investimento total é de R$ 223,5 milhões.

Com a entrega das composições e a conclusão das demais inovações no sistema haverá significativoaumento na oferta de transporte na zona sul. Estima-se elevação da demanda diária de 45 mil usuários, que se juntarão aos atuais 125 mil transportados na Linha C. Hoje, o percurso entre Osasco e Jurubatuba é atendido por dez trens da série 3.000 (Siemens), fabricados na Alemanha, e outras seis unidades, da série 2.100, reformados na Espanha pela Renfe. 

Da CPTM 



08/16/2007


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