Técnicos de Moçambique visitam o SemiáridoShow



Um grupo de sete técnicos em saneamento rural de Moçambique visitou, na manhã de quarta-feira (29), a Feira de Agricultura Familiar SemiáridoShow. Eles estão em Petrolina (PE) desde o dia 24 de outubro para participar do curso de Qualificação de Água e Saneamento Ambiental e Sistemas de Captação e Abastecimento de Água, promovido pela Embrapa Semiárido e aproveitaram a oportunidade para conhecer as tecnologias expostas na feira.

A vinda dos moçambicanos ao Brasil é financiada pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), através do Projeto de Promoção da Sustentabilidade de Abastecimento de Água, Higiene e Saneamento Rural instalado na província de Niassa, no país africano. Para o consultor da Jica, Shoichi Yokogi, o objetivo do intercâmbio é “conhecer um pouco a tecnologia usada no Semiárido brasileiro, que tem índices pluviométricos parecido com os de Niassa”.

O grupo conheceu várias tecnologias de captação e armazenamento de água utilizadas no Semiárido, entre elas a cisterna calçadão, a barragem subterrânea e o barreiro trincheira. “É muito interessante, vamos divulgar para aplicar no nosso país”, comentou o moçambicano sobre as tecnologias, João Batista.

Na feira estão expostas também as “tecnologias vivas”, como são chamadas as produções agrícolas, além da realização de minicursos, palestras, seminários, e a 2ª edição da Vila de Economia Solidária, espaço para comercialização e exposição de produtos da agricultura familiar. O SemiáridoShow acontece até a sexta-feira, 1º de novembro, e é aberto ao público, das 8h às 17h.

Fonte:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária



01/11/2013 17:45


Artigos Relacionados


Técnicos do INSS visitam Moçambique para ajudar na segurança social do país

Técnicos do INSS se reúnem com representantes de Moçambique

Inpe vai capacitar técnicos de Angola, Moçambique e Paraguai a monitorar florestas por satélite

Técnicos da SAE visitam instalações da Itaipu Binacional

Técnicos brasileiros visitam os EUA para avaliar exportações de carne

Técnicos da Fifa visitam obras da Arena Fonte Nova em Salvador