Técnicos investigam falha no lançamento de satélite



Até o momento, a única informação concreta sobre a falha ocorrida no lançamento do satélite Cbers-3, nesta segunda-feira (9), é que houve uma falha no terceiro estágio do foguete, cujas eventuais causas são tema de investigação em andamento.

Ainda sem um diagnóstico preciso sobre as causas do incidente,
 as decisões a respeito dos aprimoramentos e eventuais reparos no lançador só serão tomadas após o final das investigações. As informações são do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), José Raimundo Braga Coelho.

Em relação ao prazo mínimo em que o Cbers-4 poderia ser lançado, dois cenários estão sendo considerados pelos técnicos do Brasil e da China. Em ambos, a preparação do satélite, prevista para o final de 2015, pode ser antecipada para o final de 2014 ou maio de 2015.

O comitê de coordenação do programa Cbers (JPC, na sigla em inglês) reuniu-se extraordinariamente nesta terça-feira (10), em Pequim (China) para analisar as causas da falha ocorrida no lançamento do satélite Cbers-3 e a antecipação da data de lançamento do Cbers-4.

Além do presidente da AEB, participaram da reunião o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), Leonel Perondi, e técnicos chineses responsáveis pelo desenvolvimento de parte do satélite, pelo foguete Longa Marcha-4B e pelas operações de lançamento.

Programa Cbers

O Programa Cbers (sigla em inglês para China-Brazil Earth Resources Satellite), instituído em 1988 por Brasil e China para o desenvolvimento conjunto de satélites de observação da Terra, marcou o início de uma nova etapa no programa espacial brasileiro. O Inpe é o responsável no Brasil pelo programa. 

As imagens obtidas a partir dos satélites da série Cbers permitem uma vasta gama de aplicações – desde mapas de queimadas e monitoramento do desmatamento da Amazônia, da expansão agrícola, até estudos na área de desenvolvimento urbano.

Fontes:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais  



11/12/2013 18:06


Artigos Relacionados


Satélite sino-brasileiro apresenta falha no lançamento

Satélite sino-brasileiro é acoplado a foguete de lançamento

Brasil e China se preparam para lançamento de satélite

Inpe cumpre etapa para lançamento de satélite

Inpe vai capacitar técnicos de Angola, Moçambique e Paraguai a monitorar florestas por satélite

Senadores investigam pedofilia em Roraima