Técnicos recebem treinamento para atender às famílias rurais do Plano Brasil Sem Miséria



O curso para técnicos que vão acompanhar agricultores familiares em situação de pobreza extrema começa na próxima segunda-feira (12). Nessa primeira etapa de uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria, serão capacitados 136 técnicos, divididos em cinco turmas, durante 44 horas, até o dia 17. O curso será realizado nos municípios de Irecê e Bom Jesus da Lapa, na Bahia, e em Janaúba, Minas Gerais.

Durante o curso, os técnicos serão preparados para atender 10 mil famílias rurais, com renda mensal inferior a R$ 70 por pessoa, colocando-as em uma rota de inclusão produtiva, com acesso a recursos não reembolsáveis para o fomento e sementes adaptadas fornecidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 

Nessa trajetória, as famílias terão sua produção para autoconsumo ampliada e poderão gerar excedentes para a comercialização nos mercados institucionais e privados, além de acessarem as demais políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Os agricultores vão receber também cartilhas elaboradas por técnicos da Embrapa e dos ministérios envolvidos no plano.

Os técnicos capacitados estarão em campo a partir do final de setembro, atendendo famílias dos Territórios da Cidadania de Irecê e Velho Chico, na Bahia, e Serra Geral, em Minas Gerais.  Os agricultores dos outros estados do Nordeste foram beneficiados com o lançamento da segunda chamada, no valor de R$ 16,6 milhões, cujos trabalhos de acompanhamento devem iniciar em novembro.

A relação das famílias beneficiadas será apresentada pelo MDA e pelo MDS na assinatura do contrato. O atendimento às famílias será feito ao longo de 17 meses, por equipes técnicas multidisciplinares compostas por 11 pessoas (um coordenador e dez técnicos).

A realização dos cursos é de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e as secretarias de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), de Políticas para as Mulheres (SPM), de Juventude (SNJ) e de Direitos Humanos (SDH), além dos governos estaduais.

Plano 

O Plano Brasil Sem Miséria foi lançado em junho com a meta de retirar 16,2 milhões de brasileiros da situação de extrema pobreza até 2014. O plano alia transferência de renda, acesso a serviços públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica e inclusão produtiva.

O objetivo do programa é elevar a renda e as condições de bem-estar da população com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil .

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



09/09/2011 18:27


Artigos Relacionados


Brasil Sem Miséria vai atender 51 mil famílias rurais em 2011

MDA inicia curso para técnicos do Plano Brasil Sem Miséria

Confederação Nacional da Agricultura vai apoiar Brasil Sem Miséria com formação de técnicos rurais

Técnicos que vão atuar no Brasil Sem Miséria recebem orientação no Maranhão

Brasil Sem Miséria: chamada de assistência técnica e rural vai atender a mais de 5 mil famílias Quilombolas

Mais de 179 mil famílias rurais serão incluídas nas ações do Brasil sem Miséria até 2013