Tecnologia assistiva é tema de palestra na Semana de C&T no DF



O assessor técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) Milton da Paz fala sobre "A situação da tecnologia assistiva no Brasil e os desafios de CT&I", nesta quarta-feira, (23), às 19h, durante a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A palestra acontecerá no Miniauditório 2 do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília.

A apresentação é fruto do Estudo de Mapeamento de Competências em Tecnologia Assistiva, realizado pelo CGEE, organização social supervisionada  pelo MCTI, a pedido da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis) do ministério. O convite para a palestra partiu da Secis, em parceria com a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), que integra a estrutura da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

O painel irá mostrar os resultados que obtivemos com o estudo, entre eles um conjunto de subsídios para a formação de políticas públicas, com a recomendação de tendências tecnológicas, de modelos de governança e de cadeia produtiva", afirma Paz.

Autonomia

A tecnologia assistiva é toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar maior independência e autonomia à pessoa com deficiência. Os estudos nessa área buscam proporcionar mais qualidade de vida e inclusão social para essas pessoas. Influenciam na apropriação das experiências da própria cultura e do acesso aos recursos oferecidos pelo meio social, nos processos de desenvolvimento e aprendizagem da pessoa. A acessibilidade a esses recursos favorece as interações e o combate aos preconceitos.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação 



22/10/2013 19:22


Artigos Relacionados


Agricultura: Transferência de tecnologia ao produtor rural é tema da palestra do pesquisador cubano

Tecnologia assistiva

MCTI expõe projetos de tecnologia assistiva

Pesquisa em Tecnologia Assistiva entra na terceira fase

Estudo traça mapeamento de competências em tecnologia assistiva

Finep destina R$ 20 milhões para tecnologia assistiva