Tecnologia garante adesão a Sistema Nacional de Cultura



Desde a última semana, o Ministério da Cultura (MinC) disponibilizou, uma plataforma digital que tem como objetivo automatizar o processo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e estruturação dos sistemas culturais nos estados e municípios. Objetivo é facilitar o acesso ao sistema. Com essa ação - que vai desde a solicitação do ente federado até a assinatura do Acordo de Cooperação Federativa e sua publicação no Diário Oficial da União – o Ministério pretende diminuir as possibilidades de diligências. O Ministério da Cultura trabalha na estrutura da plataforma digital há cerca de um ano e, até dezembro, todo o processo de adesão ao SNC, incluindo o Plano de Trabalho – que é quando o município deve estabelecer o conjunto de estratégias adotadas para a estruturação do seu sistema de cultura – estará funcionamento eletronicamente.

Um dos motivos de 40 % dos problemas atuais é o erro no número de CNPJs e de CPFs, afirma o secretário de Articulação Institucional, Bernardo Mata Machado. "O novo sistema não aceitará número de documentos inválidos e com a exclusão do preenchimento de formulários economizaremos 80% do consumo de papel", acrescenta. O Ministério enviará as Representações Regionais do órgão em todas as regiões brasileiras, com materiais contendo orientações básicas para subsidiar os municípios que solicitarem adesão ao SNC."

Acesse aqui a plataforma do SNC e confira o passo a passo do cadastro no comando "Integre-se ao SNC".

Para a secretária de Políticas Culturais, "a automação do processo de gestão e monitoramento dos Acordos de Cooperação Federativa para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura possibilitará a governança necessária à tramitação dos acordos da implantação dos sistemas de cultura, tornando possível o acompanhamento dos planos de trabalho e a realização dos compromissos assumidos, decorrente da assinatura dos Acordos de Cooperação".

Outra questão importante é a articulação da plataforma do SNC com o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). O município ao seguir para o segundo momento- o do Plano de Trabalho- deverá se cadastrar, caso ainda não esteja cadastrado, no SNIIC. Acordo de Cooperação já prevê que o município e estado devam alimentar o SNIIC periodicamente.

Sistema Nacional de Cultura

É um instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas de cultura que abrange os entes federados e a sociedade civil. Objetivo é fortalecer as políticas culturais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios por meio de institucionalização e ampliação da participação social para promover desenvolvimento – humano, social e econômico – com pleno exercício dos direitos culturais e amplo acesso a bens e serviços culturais.

O Plano Nacional de Cultura (Lei n° 12.343/2010), prevê – que até 2020 - o Sistema Nacional de Cultura deve estar institucionalizado e implementado em 100% das Unidades da Federação e em 60% dos municípios.

Fonte:

Portal Federativo



21/10/2013 18:57


Artigos Relacionados


Raupp comemora adesão de subregiões de Rondônia ao Sistema Interligado Nacional de energia elétrica

Infraero inaugura sistema com tecnologia nacional em Palmas

Sistema Sebrae participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Sistema Nacional de Cultura é debatido durante conferência

Conferência debate consolidação do Sistema Nacional de Cultura

Municípios baianos aderem ao Sistema Nacional de Cultura