Tempo de espera nos serviços do INSS diminui na maioria dos estados



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou queda de 21,7% na média nacional do Tempo Médio de Espera no Agendamento (TMEA) dos principais serviços agendados nos últimos 12 meses. O índice baixou de 23 dias, em junho de 2009, para 18 dias, em maio passado. Na média de alguns estados, a redução foi superior a 30%.

A maior queda foi registrada em Alagoas, onde o TMEA caiu 37,5%. Em junho de 2009 o índice estava em oito dias, e caiu para cinco em maio de 2010. No mesmo período, Mato Grosso do Sul obteve uma redução de 33,3% na espera para atendimento, passando de 18 para 12 dias. Sergipe teve a terceira maior redução, de 17 para 12 dias (29,4%). Amapá e Paraíba caíram, respectivamente, de 24 para 17 dias (29,17%) e de 11 para oito dias (27,20%).


São Paulo, o estado com maior demanda, também teve desempenho significativo, reduzindo a espera em 25%. Os segurados paulistas esperaram, em média, 12 dias para serem atendidos em maio passado, contra 16 dias em junho de 2009.

O TMEA mede quantos dias o segurado espera para ser atendido na agência da Previdência Social, desde o momento em que foi feito o agendamento eletrônico na Central 135 ou na internet.

Os serviços que tiveram redução no tempo de espera no agendamento foram: aposentadoria por idade urbana e rural, a aposentadoria por tempo de contribuição, o salário-maternidade, o auxílio reclusão, o benefício assistencial ao idoso e à pessoa com deficiência, a pensão por morte e a emissão da Certidão por Tempo de Contribuição (CTC).

Entre as medidas que possibilitaram a queda do TMEA está o aumento de 15% na oferta de vagas de atendimento. Em junho do ano passado foram ofertadas 476,9 mil vagas. Em março último, a quantidade oferecida havia subido para 548,7 mil.

Fonte:
Ministério da Previdência Social


Saiba mais sobre benefícios previdenciários no Portal Brasil. 

 



09/06/2010 17:57


Artigos Relacionados


Inflação medida pelo IPC-S diminui na maioria das capitais pesquisadas

Índice de Confiança de Serviços diminui 1,9% em março

Unicamp: Tecnologia diminui tempo de floração

Licitação compartilhada diminui custos com serviços de telefonia

Confiança no setor de serviços diminui em setembro, revela FGV

Programa de inclusão social diminui em até 90% tempo de internação