Terapia Esportiva do HC promove dia de esporte radicais aos pacientes



Pessoas em tratamento com paralisia cerebral terão a oportunidade de praticar rapel e tirolesa

O grupo de Terapia Esportiva do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas vai promover na próxima quinta-feira, 13, uma atividade diferente para os pacientes com paralisia cerebral: eles terão a oportunidade de praticar esportes radicais. A iniciativa tem como objetivo estimular nos participantes a coragem de enfrentar desafios, a capacidade de fazer atividades diferentes das usuais e mostrar que eles podem vencer barreiras.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Representantes do COE (Comando de Operações Especiais) da Polícia Militar serão os voluntários que vão aplicar as atividades. Destacam-se o rapel e a tirolesa. Além do grupo de pacientes, os cuidadores também terão a oportunidade de realizar os exercícios, seja como praticantes ou no auxílio aos pacientes.

A unidade de Terapia Esportiva é composta por ortopedistas, professores de educação física, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, auxiliares de enfermagem, psicólogas, fonoaudiólogas e voluntários. Atua como complementação do tratamento hospitalar.

Durante as aulas de tratamento esportivo, muitos movimentos que seriam impossíveis de ser vistos no consultório médico podem ser observados. Lá, os pacientes podem correr, jogar e brincar, facilitando a análise dos movimentos e estimulando o desenvolvimento das dificuldades.

Do Portal do Governo do Estado



06/12/2013


Artigos Relacionados


Ministério do Esporte investe em infraestrutura esportiva em Teresina (PI)

Ministro do Esporte e parlamentares discutem infraestrutura esportiva da Bahia

No dia do esporte, conheça o programa que estimula idosos à prática esportiva

Projeto inclui iniciação esportiva nas escolas na Lei de Incentivo ao Esporte

Esporte: 500 jovens são classificados para disputar a I Olimpíada Esportiva da Febem

Esporte: 500 jovens são classificados para disputar a I Olimpíada Esportiva da Febem