Terminal marítimo de Recife (PE) será entregue no fim de março



Em fase de acabamento, empreendimento servirá para receber com mais conforto passageiros de cruzeiros e transatlânticos que chegarem à capital pernambucana para megaeventos esportivos

As obras no novo Terminal Marítimo de Passageiros do porto serão entregues em 28 de março em Recife (PE). O projeto está inserido na Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo, assim como os terminais de Fortaleza, Natal, Salvador e Manaus, que elevarão os portos do País a um novo patamar na recepção de passageiros e servirão para ampliar a capacidade hoteleira das cidades-sede durante os megaeventos esportivos.

Após quase um ano e meio de obras, o terminal contará com salas de embarque e desembarque, espaços para os órgãos reguladores e de fiscalização, balcões de check-in, áreas para agências de viagens, lojas e restaurantes. Com 25 mil m², o local terá ainda 176 vagas de estacionamento para veículos comuns e 12 para ônibus. Localizado no centro da capital pernambucana, no bairro Recife, o empreendimento servirá para revitalizar a região portuária. “A gente poderá ter pelo menos três navios atracados no porto e quatro mil pessoas circulando aqui dentro sem problemas”, destaca Marta Kümmer, diretora presidente do Porto de Recife.

“A gente já recebe transatlânticos, mas teremos capacidade para receber um número maior de navios. Hoje, no embarque dos passageiros, não há conexão entre as áreas primária e secundária, elas não se comunicam. Os ônibus vão para a beira do cais pegar os passageiros e sair imediatamente do porto. Com o terminal, o passageiro vai sair do navio, caminhar pelo terminal e sair na cidade, em uma área revitalizada. É isso que tem de diferente. Em um porto você tem todos aqueles equipamentos, contêineres, armazéns, equipamentos grandes. O passageiro não vai conviver com isso, ele vai sair em uma área de entretenimento, lazer, com uma dinâmica totalmente diferente”, explica Kümmer.

Ambiente