Tesouro Nacional diz que PAC é a principal fonte de investimentos do setor público



O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, disse nesta quarta-feira (18), durante o 23º Fórum Nacional, no Rio de Janeiro, que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é o principal responsável pelos investimentos do setor público no Brasil. Ele afirmou que o País é grande e investe muito, ao contrário do que afirmou na terça-feira (17), no mesmo evento, o ex-presidente do Banco Central (BC), Armínio Fraga.

“O setor público investe o total de 5,1% do PIB [Produto Interno Bruto] e temos aumentado os investimentos do setor público no Brasil. O conjunto de investimentos no Brasil sob administração direta da União saltou de 0,35% do PIB em 2003 para 1,28% este ano”.

Ainda segundo o secretário, restam investimentos de 2% do PIB nas mãos das estatais e 1,7% por parte dos estados. O investimento total do setor público, de acordo com Augustin, cresceu 3,4%, de 2003 até os dias atuais, o que para ele foi bem significativo.

O 23º Fórum Nacional teve início na segunda-feira (16) e termina nesta quinta (19), com o tema Visão de Brasil Desenvolvido para Participar da Competição do Século.


Fonte:
Agência Brasil



18/05/2011 20:11


Artigos Relacionados


Relator elege setor público como principal destinatário de verbas

Secretário do Tesouro diz que dívida líquida do setor público cairá para 35,9% do PIB em 2010

Secretário do Tesouro Nacional admite preocupação com ritmo de investimentos

Cadastro da Previdência será principal fonte de dados sociais do país, anuncia Pimentel

Ampliação do limite de crédito do setor público para investimentos em saneamento ambiental e habitação

Ministro de Aviação Civil pede parceria público-privada para investimentos no setor aeroportuário