Testes da Banda Larga 0800 começam no DF



Internet gratuita poderá ser acessada a partir de telefones móveis e sem a cobrança de pacote de dados

Começaram neste sábado, dia 14, na cidade de São Sebastião, DF, os testes para a implantação do projeto-piloto de banda larga 0800 para acesso via smartphone, desenvolvido pela Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia do GDF e operadoras de telefonia. O banda larga 0800 funciona do mesmo modo que na telefonia, ou seja, quem paga é o destinatário da chamada.

As operadoras Oi, Tim, Claro e Vivo, parceiras do Ministério das Comunicações no projeto, distribuíram 20 smartphones cada uma, a 80 pessoas selecionadas pelo Governo do Distrito Federal. Durante 15 dias, essas pessoas poderão acessar a página http://bandalarga.0800.br, desenvolvida pela Secretaria de Telecomunicações, que vai apresentar notícias e informações de utilidade pública.

Durante o evento, foi realizada uma pesquisa entre os beneficiados que responderam a um questionário sobre suas expectativas, renda familiar e hábitos de acesso à rede mundial de computadores. Ao final do teste, voltarão a responder nova pesquisa  para relatar suas experiências e sugestões.

Os 80 smartphones pré-pagos distribuídos são de última geração e estão programados para não realizar a cobrança do acesso ao site, a fim de testar a ferramenta 0800, que é gratuita. A página desenvolvida pelo MiniCom poderá ser acessada por qualquer pessoa, mas apenas os 80 participantes do teste não serão cobrados.

Segundo a diretora do Departamento de Serviços de Universalização de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Miriam Wimmer,  implementar o banda larga 0800 em todo o país "dependerá do interesse de empresas privadas e órgãos públicos que queiram contratá-lo". Segundo Wimmer, algumas empresas já manifestaram interesse em participar, mas só depois do período de testes poderão ter uma visão mais clara de todo o processo de funcionamento e aceitação da nova tecnologia.

Leia mais:

Usuários da internet poderão acessar sites sem contratar pacote de dados

Em 2 anos do Programa Nacional de Banda Larga, conexões 3G crescem 270%

Fonte:
Ministério das Comunicações




16/07/2012 17:58


Artigos Relacionados


Telebrás terá R$ 1 mi para construir laboratório de testes para banda larga popular

Começam os testes com o ônibus a etanol

Testes da vacina contra a dengue começam no final do mês

Banda larga triplica nas escolas públicas

Banda larga chegará a 92% das escolas em 2010

Banda larga chega à região Norte