Tião Viana anuncia mapeamento mineral do Acre



O senador Tião Viana (PT-AC) disse, nesta quarta-feira (11), que o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (DEM-MA), assegurou a realização de um mapeamento mineral no Acre. O levantamento permitirá uma ação estratégica com vistas à exploração ambientalmente sustentável desses recursos.

Segundo o parlamentar petista, enquanto o poder público desconhece o potencial das riquezas existentes no subsolo acreano, os segmentos mais variados se mobilizam para ter acesso a minérios, como o diamante, a cassiterita, o tungstênio, a gipsita e o calcário.

Tião Viana disse ter encontrado no ministro Edison Lobão a mesma sensibilidade às demandas do Acre manifestada pelo ex-titular da pasta, Silas Rondeau. Agora, já está em fase adiantada uma negociação para que se crie um programa de trabalho entre o governo federal e o governo estadual com vistas ao mapeamento mineral.

Outra reivindicação já apresentada ao ministério pelo senador é a instalação, no Acre, do Departamento Nacional de Produção Mineral. A presença do órgão no estado facilitaria a implementação de políticas com vistas ao conhecimento e à exploração do subsolo.

- A Amazônia tem a maior reserva mineral do planeta, a maior floresta tropical do planeta, a maior reserva de água doce do planeta e a maior concentração da biodiversidade. Isso indica uma saída definitiva para o Brasil como Estado forte, à altura dos desafios do século XXI - disse o senador, lembrando a intensidade dos debates na sessão especial do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (11), pela passagem do Dia do Meio Ambiente.

Para Tião Viana, aquela foi "uma discussão ideológica, em que houve profundidade e absoluta liberdade na defesa das teses". Ainda em sua opinião, o Brasil vai chegar ao ano 2030 como uma das três maiores potências do mundo, embora tenha o dever de cuidar muito bem da Amazônia, de apontar saídas inteligentes para a região.

Tião Viana lembrou que o tema o preocupa há muito tempo. Tanto assim que, ainda em 2000, apresentou emenda ao Plano Plurianual contemplando recursos para o estudo dos potenciais de minérios, petróleo e gás.



11/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana anuncia visita do presidente do Incra ao Acre

Tião Viana anuncia projeto para reflorestamento de 300 mil hectares no Acre

Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre

Tião Viana celebra independência do Acre

Tião Viana homenageia 35 anos da TV Acre

Tião Viana recebe prefeitos do Acre