Tião Viana defende atenção à fibrose cística



A instituição pelo Ministério da Saúde do dia 5 de setembro como Dia da Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística foi considerada pelo senador Tião Viana (PT-AC) nesta quarta-feira (dia 5) como uma medida saudável, que pode resultar no aumento do índice de diagnósticos precoces da doença. Ele informou que cerca de mil crianças nascem com a doença no Brasil a cada ano, e o país, com a atual estrutura de atendimento médico que possui, só tem condições de realizar o diagnóstico de 5% dos casos.

- Isso é uma agressão ao direito à integração, à inclusão, à qualidade de vida que têm as crianças que nascem no Brasil - afirmou.

Segundo o senador, a prevenção da fibrose cística pode ser feita pelo diagnóstico precoce com o teste do pezinho, ampliado, e a detecção dos níveis de cloreto de sódio no suor do paciente.

O diagnóstico precoce propiciará melhor qualidade de vida às crianças portadoras dessa síndrome, segundo o senador. Ele explicou que a doença pode provocar a completa destruição da árvore pulmonar, a incidência de repetidas infecções dos pulmões, insuficiência respiratória grave e completa dependência de oxigênio.

05/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


FIBROSE CÍSTICA É TEMA DO "CONSULTA MARCADA"

Dia de Conscientização da Fibrose Cística é celebrado em todo o País

Isenção do IR pode ser concedida a diabéticos e portadores de fibrose cística

Comissão de Saúde quer detectar fibrose cística no teste do pezinho

CAS aprova isenção do IR para doentes com esclerose lateral amiotrófica e fibrose cística

CAS aprova isenção do IR sobre aposentadoria de portadores de diabetes melito e fibrose cística