Tião Viana visita José Alencar



O primeiro compromisso externo do presidente interino do Senado, Tião Viana, foi uma visita às 11h desta segunda-feira (15) ao vice-presidente José Alencar, em exercício na Presidência da República durante viagem de Luiz Inácio Lula da Silva à África. Tião Viana disse que fazia uma visita de caráter institucional e por amizade, pois José Alencar recupera-se de problema de saúde. Ao sair do gabinete para esse compromisso, ele foi indagado pelos jornalistas sobre o sabor do poder.

- Que tal o novo gabinete, o novo carro; a mosca azul não o picou?

- Eu já disse que não arderei pela fogueira das vaidades e muito menos serei picado pela mosca azul porque fui vacinado desde criança contra isso - disse.

- O presidente Renan continua na residência oficial?

- Olha, é da tradição da Casa. Sempre se deu um prazo para quem ocupa a residência oficial ou apartamento funcional desocupar. Eu não tenho que estar preocupado com isso. Eu estou muito bem acomodado no apartamento funcional da 309 Sul.

- Mas dizem que o PT não vai largar de jeito nenhum essa cadeira aqui - comentou outro jornalista.

- Da minha parte, não haverá esse tipo de ambição - afirmou Tião Viana.

Na mesma entrevista, ele foi questionado sobre o interesse do PMDB em preservar a presidência da Casa. Respondeu que, tradicionalmente, quem comanda o Senado é o partido com maioria na Casa ou a aliança majoritária.

- Hoje, quem tem direito de ser o presidente do Senado é o senador Renan Calheiros, que está afastado. Eu não acho conveniente antecipar qualquer discussão sobre a situação do senador Renan após esses 45 dias. Quando o assunto é quem deve presidir o Senado, é claro que a resposta é o representante do partido que é maioria ou o representante de quem faça aliança majoritária na Casa - afirmou.

- E a hegemonia do poder nas mãos do PT? A Câmara, o Senado e a Presidência da República?

- Eu não vislumbro essa possibilidade. Eu entendo que o PT é a quarta força dentro do Senado. Nós temos que ter a humildade de entender que os interesses da instituição Senado são maiores que os interesses partidários. E que hoje o direito de estar sentado na Presidência é do PMDB. Eu cumpro a interinidade e quem quiser ser presidente vai ter que construir a maioria. Da minha parte, não haverá um milímetro de movimento para esse tipo de pretensão. Hoje eu disse ao líder ValdirRaupp (PMDB-RO) que eles têm o direito histórico de pleitear a manutenção da função com Renan, ou achar alternativa, caso seja da conveniência deles - disse ainda.

Agenda

Tião Viana informou aos jornalistas que, em sua primeira manhã no gabinete da presidência do Senado, conversou com os servidores e marcou para as 16h reunião com a Mesa. Disse que pretende discutir a agenda de votações que tem pendentes 18 indicações de autoridades, duas medidas provisórias e dezenas de requerimentos para serem votados.

- Eu me reúno amanhã (16) com os líderes numa reunião-almoço, onde vamos discutir toda a agenda legislativa, aspectos delicados como a CPMF e outras matérias que fazem a parte da pauta, para ver o calendário de votações, tentando fazer com que haja de fato a pacificação do ambiente político no Senado - informou.

- A Mesa diretora vai decidir hoje sobre a quinta representação contra Renan? - indagou um jornalista.

- Eu já pedi à Advocacia do Senado que emita o parecer até às 16h para que nós possamos tomar uma decisão ainda hoje - disse Tião Viana.

- O senhor acha que o afastamento [de Renan Calheiros] muda o ambiente dentro da Casa a ponto de arquivar aqui na Mesa a denuncia?

- Acho que a intenção de Renan foi permitir o distensionamento na Casa. E a minha decisão é construir a pacificação das relações políticas na Casa sem, com isso, abrir mão de prerrogativas éticas; sem abrir mão da imparcialidade e respeito que a instituição deve ter. A instituição deverá ser sempre maior que todos nós nessa hora de crise que estamos atravessando - ressaltou o presidente Tião Viana.



15/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana faz avaliação positiva de encontro com José Alencar

José Alencar chega para reunião com Tião Viana e líderes

TIÃO VIANA HOMENAGEIA FREI TITO DE ALENCAR LIMA

Tião Viana visita presidente da Câmara

Tião Viana registra visita de Lula ao Acre

Tião Viana anuncia visita do presidente do Incra ao Acre