Trabalho do Ministério da Agricultura é finalista em concurso de inovação



O trabalho da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastacimento, é um dos projetos finalistas do Concurso Ideias Inovadoras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). O pesquisador  da Ceplca, George Andrade Sodré, desenvolveu um fertilizante extraído da casca do fruto do cacaueiro. 

Para criar o adubo, o pesquisador realizou a extração de nutrientes do produto obtido pela lavagem do composto da casca do cacaueiro. Então, analisou o material e, a partir do resultado, verificou o efeito do extrato como fertilizante no crescimento de mudas da planta. Após realizado o processo, foi percebido o rápido desenvolvimento das amostras do cacaueiro. 

Segundo o George Andrade Sodré, ao ser indicado para culturas orgânicas e mudas, o fertilizante libera lentamente os nutrientes, conforme as necessidades da planta, o que o torna vantajoso para aplicação em cultivos perenes como é o caso do cacau. O resultado do prêmio será divulgado até o início do mês de dezembro, em Salvador.

 

Concurso 

O Concurso Ideias Inovadoras 2011 integra o Programa Empreende Bahia, promovido pela Fapesb, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Entre os principais objetivos está disseminar a cultura do empreendedorismo na Bahia, promover a participação da comunidade acadêmica, de pesquisadores e inventores independentes em ações de empreendedorismo.

 

Fonte:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento



30/11/2011 13:03


Artigos Relacionados


Ministério do Desenvolvimento Social é finalista em concurso de inovação

Anac é finalista no 16º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal

Ministério do Turismo é finalista em concurso da CGU

Ministério da Agricultura abre concurso para 796 vagas

Ministério da Agricultura abre inscrições para concurso na segunda (3)

PGU é finalista de concurso sobre Boas Práticas da CGU