Transp. Metropolitanos: Metrô estabelece recorde de passageiros em novembro



Com uma média diária de 2.110.678 entradas, o Metrô fechou o mês de novembro com a melhor marca de transporte em dias úteis da sua história

O Metrô de São Paulo estabeleceu no último mês de novembro, com a média diária de 2.110.678 entradas, o seu maior volume de transporte em dias úteis, desde a inauguração do serviço há 32 anos.

A média diária de entradas no sistema metroviário em novembro deste ano é 15,5% superior ao mesmo período do ano passado, quando foi registrada a média diária de 1.827.414 de entradas de usuários. Em novembro foram registradas 48.728.182 entradas no Metrô, que somadas com as transferências gratuitas (18.536.735) com outras linhas do Metrô, totalizaram 67.264.917 milhões de passageiros transportados.

Neste ano, o mês de novembro contou com 18 dias úteis, três feriados (Finados, Proclamação da República e Dia da Consciência Negra) e uma ponte de feriado (dia 3/11). Nos finais de semana e feriados, a demanda de usuários no Metrô é significativamente inferior a de um dia útil. Em geral, aos sábados, a demanda corresponde a 60% de um dia útil e aos domingos, a 40%.

Aumento Expressivo da Demanda

A tendência de aumento na demanda do Metrô vem se verificando desde a implantação do Bilhete Único integrado, que foi iniciada no final de 2005 e concluída em maio deste ano, com a instalação de validadores na Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze). Desde então o Metrô, que ganhou duas novas estações no primeiro semestre deste ano com as inaugurações de Imigrantes e Chácara Klabin, tem registrado um contínuo aumento de usuários.Nos dias úteis, a demanda diária de passageiros transportados no Metrô saltou de 2,5 milhões para 2,9 milhões, um aumento de 16%. São 400 mil novos usuários no sistema, que hoje opera uma rede de 60,2 quilômetros de linhas e 54 estações.

De janeiro a novembro deste ano, passaram pelos bloqueios das 54 estações do Metrô 514,1 milhões de pessoas (9,9% a mais que no mesmo período do ano passado).

Estratégias Operacionais

Com o objetivo de manter a qualidade dos seus serviços  frente ao aumento acentuado da demanda, o Metrô adotou diversas estratégias operacionais, como a Operação Plataforma (funcionários treinados que atuam na orientação de embarques e desembarques nas estações mais movimentadas, nos horários de pico) e implantação de Organizadores de Embarque  nas estações Sé, Brás e Palmeiras/Barra Funda. Até o final deste ano, as estações Luz e Corinthians/Itaquera também deverão contar com esses equipamentos, que facilitam o acesso dos usuários aos trens.

Além das estratégias especiais nas estações, o Metrô conta com ações específicas na operação dos seus trens nos horários de maior movimento. De manhã, entre 7 e 8 horas, trens vazios começam a prestar serviço a partir das estações Carrão, Penha e Tatuapé no sentido de Barra Funda. No período da tarde, das 17 às 19h30, trens iniciam o atendimento a partir das estações República e Anhangabaú, em direção à zona Leste.Visando melhorar a comodidade das pessoas no interior dos trens das linhas 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda), o Metrô conta com a campanha educativa denominada Embarque e Desembarque 2006, que ressalta a importância dos usuários se dirigirem para os corredores dos trens, evitando a ocupação da região próxima das portas das composições.

Reforço da Frota de Trens aos sábados

Neste último final de semana, o Metrô iniciou o reforço da frota de trens nas linhas 1 e 3, as mais movimentadas, para atender as pessoas que vão fazer as compras de fim de ano. Nesta época, estações movimentadas como Sé e São Bento (principal acesso para a rua 25 de Março) têm reforço em seu quadro de pessoal operativo, incluindo o da Segurança. Essa estratégia se repetirá

12/08/2006


Artigos Relacionados


Transp. Metropolitanos: Metrô registra novo recorde de passageiros

Transp. Metropolitanos: Empresa registra recorde no embarque de passageiros

Transp. Metropolitanos: Secretário apresenta painel sobre transporte público de passageiros

Transp. Metropolitanos: CPTM recebe o prêmio de Melhor Operadora de Passageiros do País

Transp. Metropolitanos: Projeto TV Estação SP leva informação e entretenimento a passageiros da CPTM

Transportes Metropolitanos: CPTM registra recorde de passageiros na estação Luz