Transp. Metropolitanos: Mulheres ganham espaço na CPTM



Empresa mostra como algumas delas se destacam em várias funções da companhia

Embora a maioria do quadro funcional da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) seja de homens, as mulheres vêm conquistando espaços que sempre tiveram a predominância masculina.

Hoje há mulheres maquinistas, agentes de segurança e de estações, além de técnicas, supervisoras e engenheiras de manutenção. Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a empresa reuniu histórias peculiares de personagens que assumiram tarefas masculinas e se destacaram nas suas respectivas áreas de atuação.

Um caso emblemático é o da estudante Juliana Romero Romão, que cursa o último ano de engenharia civil e se tornou a primeira mulher na ferrovia a assumir o posto de supervisão de campo da manutenção da via permanente, no final do ano passado.

Classificada em primeiro lugar num concurso interno, ela se considera preparada para a função. "É um desafio como mulher, pessoa e, principalmente, profissional. Sempre almejei o melhor e quero continuar crescendo na empresa", diz. Apesar de jovem, Juliana já carrega no currículo o curso superior em Pavimentação pela Fatec-SP, concluído em 2003, além de ter feito curso técnico em Edificações, no Liceu de Artes e Ofícios, na capital.

Inovando sempre 

Os desafios também fazem parte da profissão das jovens Tamiris Campos, técnica de sinalização e telecomunicações em Presidente Altino; Raquel Sales, que atua na área de sinalização da base de São Caetano; e Larissa Lima, técnica em eletroeletrônica no Laboratório da Lapa. Funções em que até pouco tempo atrás era difícil imaginar a presença feminina.

Ex-alunas do curso Técnico em Sistemas Eletrônicos de Transporte Sobre Trilhos do Centro de Formação Profissional Engº. James C. Stewar, oferecido pela CPTM/SENAI, elas conquistaram a medalha de bronze no concurso Inova SENAI, em outubro passado. Foi apenas uma demonstração do que eram capazes. O projeto denominado Sempre-On, criado pelo trio, consiste num sistema no-break para garantir o fornecimento de energia aos bloqueios eletrônicos das estações, em casos de blecaute, utilizando a energia do sistema de sinalização.

No final de 2005, graças às boas notas e ao desempenho no estágio, foram selecionadas para fazer parte do quadro de técnicos de manutenção da CPTM, juntamente com outros oito jovens recém-formados. Dos 12 contratados, sete são mulheres, o que demonstra um in

03/08/2006


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