Transp. Metropolitanos: Secretário apresenta Projeto Viário a prefeitos da Baixada Santista



Estudo visa proporcionar aos municípios uma futura integração com a rede metropolitana de transportes

Nesta quarta-feira 21/06 o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes e o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, Joaquim Lopes, apresentaram a prefeitos da Baixada Santista o Projeto do Sistema Viário de Interesse Metropolitano (SIVIM).

Entre outras ações, o estudo visa proporcionar aos municípios uma futura integração com a rede metropolitana de transportes, ao mesmo tempo que propõe intervenções concretas para prioridade do transporte coletivo municipal.

Também foram entregues produtos originados desses estudos, como o Livro SIVIM Edição 2006 e a versão digital do projeto. 

O evento, organizado pelo prefeito de Mongaguá, Artur Parada Prócida, contou com a participação dos prefeitos de Praia Grande, Alberto Pereira Mourão, de Itanhaém, João Carlos Forssell  e de Peruíbe, Jose Roberto Preto.

Um projeto metropolitano

Criado em 1997, o SIVIM é o conjunto das principais vias identificadas como de interesse metropolitano, nas três regiões metropolitanas do Estado: São Paulo (RMSP), Baixada Santista (RMBS) e Campinas (RMC).

Em 31 de março de 2006, o Governo do Estado, através do Decreto n.º 50.684, reconheceu o SIVIM atribuindo a responsabilidade da sua implantação e gestão à EMTU/SP, com uma série de objetivos focados na melhoria da circulação e articulação metropolitana.

  Segundo o SIVIM, o viário metropolitano nas regiões metropolitanas de São Paulo, são classificados da seguinte forma: macrometropolitano (Rodoanel, marginais e rodovias); metropolitano (estradas e corredores) e metropolitano secundário (vias municipais de interesse metropolitano).

Os principais objetivos do projeto são: colaborar na consolidação das regiões metropolitanas; propor intervenções que visem a melhoria e a priorização do transporte coletivo, tratamento urbanístico e instalação de equipamentos urbanos (garantindo a segurança dos cidadãos, o patrimônio ambiental e arquitetônico) e proporcionar aos municípios melhor integração com a rede metropolitana de transportes.

Projetos

Projetos importantes que estão andamento na EMTU/SP nasceram do SIVIM. São eles: construção do Corredor Metropolitano Noroeste, na Região Metropolitana de Campinas, implantação do Programa do Abrigo Metropolitano (PAM) e Programa de Revitalização dos Pólos Municipais de Articulação Metropolitana (Pro-Pólos) nas três regiões metropolitanas.

Pro-Pólos

Elaborado pela EMTU/SP, foi instituído em 19/10/2004, através do Decreto nº 49.052, do Governo do Estado com o objetivo de propiciar a melhoria da acessibilidade e conforto dos usuários do sistema de transporte coletivo e habitantes locais, em 64 municípios das três regiões metropolitanas de São Paulo.

 As intervenções do programa apresentam diversos dispositivos para facilitar o acesso da população ao transporte público, principalmente das pessoas com dificuldade de locomoção. Entre eles, rampas, plataformas elevadas, bancos, coberturas e tratamento do entorno.

Foram liberados pelo Tesouro estadual R$ 9,7 milhões, previstos no Orçamento de 2005, para a execução das obras do Pro-Pólos.

O Programa está em fase de execução em sete municípios: Caieiras, Cajamar, Santa Isabel, Arujá, Suzano, São Vicente, Santa Bárbara D’Oeste.

Os estudos de viabilidade estão em andamento em  Monte Mor, Vinhedo e Cubatão e estão sendo desenvolvidos projetos para outros 9.

Programa do Abrigo Metropolitano

Em complementação ao Pro-Pólos, a EMTU/SP criou o PAM, com  a meta de  possibilitar mais informação, segurança e conforto para o usuário, dentro do padrão de acessibilidade universal. Serão R$ 4,9 milhões em investimentos, beneficiando 28 municípios, entre eles, Cubatão, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente. 

Para 2006, a meta é instalar 1.000 módulos de abrigo, que devem compor as estações de embarque (incluindo cobertura simples, duplas ou triplas) nos principais eixos de transporte das regiões metropolitanas de São Paulo, identificados no SIVIM.

Além da cobertura, as estações possuem banco fixo para maior comodidade dos usuários.

Dessa meta, já foram adquiridas 640 unidades, as quais originaram 250 estações de embarque já instaladas em 41% das regiões metropolitanas do Estado.

Assess

06/21/2006


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