Transpetro, Superpesa e Banco do Brasil assinam contratos de financiamento de 3 navios
A Transpetro e o estaleiro fluminense Superpesa assinaram, nesta quarta-feira (14), os contratos de financiamento para a construção de três bunkers (navios de transporte de combustível para embarcações). Os documentos, no valor de R$ 110,58 milhões, são os primeiros firmados com o Banco do Brasil (BB), para a modernização e expansão da frota da Transpetro.
Os navios de bunker, a serem construídos pela Superpesa, podem receber dois tipos de carga – óleo combustível e óleo diesel – e terão capacidade para armazenar 4 mil metros cúbicos, ou 4 milhões de litros. A previsão é de que as obras de construção dos três navios gerem 2.500 empregos diretos e indiretos. O primeiro bunker desta série começará a ser construído ainda este ano, com previsão de entrega para o início de 2012.
O BB atua como agente financeiro do Fundo da Marinha Mercante (FMM). Na fase de construção, o FMM cobre 82% do investimento. O restante dos recursos é desembolsado pelo estaleiro (8%) e pela Transpetro (10%). Após a entrega do navio, a parcela financiada sobe para 90% do valor dos contratos.
Os próximos contratos de financiamento a serem anunciados pela Transpetro envolvem a construção de oito navios gaseiros pelo estaleiro Promar, em Suape (PE), e a construção de cinco navios de produtos (transporte de derivados de petróleo) pelo Rio Nave, do Rio de Janeiro.
Na terça-feira (13), a Transpetro já havia assinado os contratos de financiamento de outros sete navios petroleiros com o estaleiro Atlântico Sul e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Do total de 49 navios que serão construídos pela Transpetro (23 da primeira fase e 26 da segunda), 46 já foram contratados, com investimento de US$ 4,7 bilhões. Os últimos três navios estão em fase final de licitação.
Fonte:
Petrobras
14/07/2010 16:40
Artigos Relacionados
BNDES e governo do Espírito Santo assinam contratos de financiamento
Transpetro recebe propostas para licitação de oito navios
Presidente da Transpetro falará sobre construção de motores de navios
Gilvam pede a presidente da Petrobras que impeça venda de navios da Transpetro
Petrobras assina contratos para afretamento de navios
Petrobras e Promar assinam contrato para a construção de 8 navios gaseiros