Transportes: Mais de 7 milhões de usuários já foram socorridos nas rodovias concedidas de São Paulo
Mensalmente, 4 mil veículos são atendidos por pane seca
Diariamente, as ambulâncias e os veículos de inspeção de tráfego, guincho e socorro mecânico realizam, em média, 2.850 atendimentos aos usuários das rodovias concedidas do Estado de São Paulo.
De acordo com o levantamento da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), responsável por gerenciar e fiscalizar as concessões rodoviárias, o rápido atendimento do Serviço de Ajuda ao Usuário (SAU) é um dos fatores que ajudou na redução de 25,2% do índice de mortos nas principais rodovias paulistas, na comparação com ano 2000.
O limite de tempo para a prestação dos serviços é previsto nos editais de concessões e passa por auditorias mensais coordenadas pela ARTESP. Desde 1998, início do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, já foram realizados 7,1 milhões atendimentos nos 3,5 mil quilômetros de rodovias concedidas. Desse total, 4% dos casos foram socorros prestados pelas ambulâncias e 53% são atendimentos de guincho e socorro mecânico. Os demais 43% foram realizados pelas equipes de inspeção de tráfego.
Números Alarmantes
Diariamente, 132 veículos são atendidos por pane seca, ocorrência que poderia ser evitada pelo motorista e que pode resultar em congestionamentos e acidentes. De janeiro à julho desse ano, já foram atendidos 28 mil veículos por falta de combustível. Problemas de pane elétrica e mecânica somam 164.778 mil casos de atendimentos do SAU no mesmo período. As ocorrências de pneu furado somam 41.403, uma média de 197 veículos por dia. Por isso, a importância da revisão veicular, considerando ainda, que em 100% dos casos de acidentes o fator humano ou o veículo aparecem isolados ou associados como causa.
De janeiro a julho deste ano, foi constatada a redução de 11% no índice de acidentes e 4% no índice de mortos, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. O desempenho do SAU é um dos fatores que contribuem para o êxito no aumento da segurança nas rodovias. A última pesquisa anual de Satisfação do Usuário, encomendada pela ARTESP e realizada pela Fia/USP, constatou que os usuários que receberam socorro médico ficaram muito satisfeitos, avaliando o serviço com nota 9,3, em escala que pontuava até 10.
Toda a malha concedida é monitorada pelos 12 Centros de Controle Operacional (CCO) das concessionárias. É a partir dessas bases que as ambulâncias e guinchos são acionados de um dos 92 pontos de apoio operacional. Os carros de inspeção de tráfego, que circulam 24 horas por dia na malha concedida, também comunicam o CCO sempre que a prestação de socorro é necessária. Além disso, a cada quilômetro, o usuário encontra um telefone de emergência (call box) de onde pode solicitar ajuda. Porém, considerando que 89% dos usuários possuem telefone celular, a maioria acaba acionando o 0800 das concessionárias. Atualmente, os usuários da malha concedida contam com uma frota de 437 veículos de apoio e 3.429 call boxes para atendê-los em situações de emergência.
Assessoria de Imprensa / (1
09/25/2006
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