Transportes Metropolitanos: Metrô é o transporte coletivo com melhor avaliação dos usuários



90% dos usuários o consideram excelente/bom

Com 90% de avaliação excelente/bom, o Metrô é o transporte coletivo mais valorizado pelos usuários. A constatação foi obtida pela pesquisa "Imagem dos Transportes na Região Metropolitana de São Paulo", divulgada, dia 14, pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em evento realizado no "Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla" (avenida Cruzeiro do Sul, 780).

Realizada desde 1985, esta pesquisa da ANTP tem como objetivo o acompanhamento anual das atitudes da população da Região Metropolitana de São Paulo em relação aos transportes: o nível de satisfação com os serviços prestados e o posicionamento em relação a atributos pré-selecionados.

A enquete, domiciliar, entrevistou 2300 pessoas, com mais de 16 anos de idade, a partir de uma amostra probabilística representativa da população da Região Metropolitana de São Paulo. Os dados foram coletados no período de 18 de outubro a 26 de novembro de 2005, pela LPM- Levantamento e Pesquisas de Marketing.

Avaliação das quatro linhas do Metrô

Com 90% de excelente/bom no geral, o Metrô também obteve avaliações muito positivas dos usuários quando se particulariza cada uma de suas quatro linhas em operação. (Em 2004, o Metrô conseguiu 92% de satisfação geral na pesquisa, que trabalha com margens de erro de 2%).

A Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) lidera o quadro de avaliações em 2005, com 91% de satisfação dos usuários. Em seguida, a Linha 2-Verde (Ana Rosa-Vila Madalena), que teve 90% de avaliação excelente/bom. A terceira linha do Metrô com melhor avaliação foi a 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), com 89% de excelente/bom. Por fim, a Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Barra Funda, a de maior volume de transporte, com a média diária de 1,1 milhão de usuários, com 87% de avaliação excelente/bom.

Além do Metrô, a pesquisa da ANTP avaliou a satisfação dos usuários dos demais meios de transporte coletivo na Região Metropolitana de São Paulo. Em ordem decrescente de excelente/bom nas avaliações dos usuários, foram considerados os seguintes serviços: Corredor de ônibus São Mateus-Jabaquara, ônibus dos outros municípios (fora da Capital), ônibus metropolitano, ônibus dos Corredores da Capital, trens da CPTM e ônibus da Capital.

Entre as questões analisadas, a pesquisa avaliou também o preço da tarifa em relação ao que vale o serviço – se "ótimo e bom em relação ao que vale". Também neste item o Metrô lidera as avaliações de ótimo/bom, com 38%, melhorando o resultado da pesquisa de 2004, que era de 35%.

Companhia do Metropolitano de São

02/21/2006


Artigos Relacionados


Metrô: Liderança cresce na avaliação dos usuários do transporte coletivo

Transportes Metropolitanos: Metrô registra número recorde de usuários

Transportes Metropolitanos: Metrô registra número recorde de usuários

Transportes Metropolitanos: Usuários do metrô e da CPTM passarão a contar com mais uma interligação

Transportes Metropolitanos: Usuários ganham mais uma interligação gratuita entre estações de Metrô e

Transportes Metropolitanos: Metrô arrecada R$ 3,2 milhões no melhor retorno obtido em leilões