Transportes Metropolitanos: Metrô libera ao trânsito trecho em obras na Rua dos Pinheiros
Liberação do trecho entre as ruas Mateus Grou e Mourato Coelho será nesta sexta-feira, dia 21
Nesta sexta-feira, dia 21, a partir das 11 horas (com a presença do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do diretor de Engenharia e Construções da Companhia do Metropolitano, Sergio Salvadori), o Metrô vai liberar para o trânsito de veículos o trecho interditado da rua dos Pinheiros, entre as ruas Mateus Grou e Mourato Coelho, que ficou interditado desde 24 de julho do ano passado, para obras da futura estação Fradique Coutinho, da Linha 4 – Amarela (Vila Sônia -Luz).
Com a obra dentro do cronograma pré-estabelecido, já foram finalizados os trabalhos de concretagem da laje de teto da futura estação, o remanejamento de galerias de águas pluviais no trecho, reaterro e reconstituição do pavimento da rua.
Melhorias: fiação subterrânea e calçadas com lajotas de concreto
O Metrô realizou uma série de melhorias na área, além da nova pavimentação e sinalização viária do trecho da rua dos Pinheiros. A fiação aérea até então existente (rede elétrica, telefonia fixa e TV por assinatura) foi remanejada para o subsolo das calçadas, que ganharam novo revestimento, agora com lajotas pré-fabricadas de concreto.
Depois da liberação do trecho ao tráfego de superfície, a escavação do corpo da estação continuará sendo realizada no subterrâneo, com a entrada de máquinas e operários a partir de dois poços de serviço, que no futuro darão acesso à estação, localizados nas laterais da via, na esquina com a rua Fradique Coutinho. No local trabalham cerca de 200 operários, em dois turnos de dez horas cada.
“Megatatuzão” fará o túnel da Linha 4 entre as estações Faria Lima e Luz
A estação Fradique Coutinho estará totalmente escavada até o final deste ano, para que a máquina “shield”, chamada de “megatatuzão” (recém-fabricada na Alemanha e prestes a ser enviada para São Paulo) possa passar no local construindo o túnel em direção à futura estação Luz da Linha 4, a partir do canteiro de obras da estação Faria Lima, no Largo da Batata.
Já o túnel do trecho entre a estação Faria Lima e o pátio Vila Sônia, incluindo a passagem sob o rio Pinheiros, está sendo construído pelo métoido NATM (New Austrian Tunneling Method), o túnel de mineração, que utiliza escavadeira , armações e jateamento de concreto .
A Linha 4-Amarela, em construção pelo Metrô desde 2004, terá 12,8 quilômetros de extensão subterrânea, entre o pátio de manutenção e estacionamento da frota de trens em Vila Sônia (zona Sudoeste da capital), e a estação Luz (que será interligada à estação Luz, já existente, da Linha 1-Azul do Metrô, e à estação Luz ferroviária).
A previsão é de que a nova linha, com 11 estações, inicie operação em dezembro de 2008, com uma demanda estimada em mais de 700 mil usuários/dia, nas seis estações prioritárias: Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã. As demais cinco estações deverão funcionar em 2012: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, quando a Linha 4 deverá transportar um total
07/21/2006
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