Transportes Metropolitanos: Metrô tem 403 funcionários treinados na linguagem de sinais



Os funcionários estão distribuídos na área de atendimento aos usuários das 53 estações

O Metrô capacitou 403 funcionários no ensino da Língua Brasileira de Sinais, atendendo a lei federal nº 10.436/04, que reconhece a LIBRAS como uma das formas de comunicação e expressão, e que também prevê que "As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor" (art. 3º).

A iniciativa do Metrô visa, paralelamente, o artigo 6º do Decreto de Regulamentação 5.296/04, que estabelece "a necessidade da prestação de serviços de atendimento para pessoas com deficiência auditiva, realizado por intérpretes ou pessoas capacitadas em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS".

Os funcionários estão distribuídos na área de atendimento aos usuários das 53 estações atuais do Metrô e nos edifícios administrativos da Companhia. No total de 350 funcionários habilitados e 53 pessoas, entre metroviários e empregados terceirizados, capacitados para que possam se comunicar adequadamente com as pessoas portadoras de deficiência auditiva.

De acordo com o Plano de Acessibilidade do Metrô, voltado para a inclusão social das pessoas com deficiência, o ensino da LIBRAS está sendo ministrado por meio de um convênio firmado, desde 2004, entre a Companhia e a Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais - AME, com carga horária de 20 horas.

No Brasil, de acordo com o Censo 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, existem 5,7 milhões de pessoas portadoras de deficiência auditiva. Só na cidade de São Paulo são 237 mil pessoas com este tipo de defic

05/02/2006


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