Transposição do São Francisco volta a debate com representantes da CGU e TCU
A comissão especial externa que acompanha as obras da transposição do Rio São Francisco iniciou há pouco uma audiência pública com representantes da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU), que vão apresentar um resumo da atuação dos dois órgãos no projeto que deve consumir R$ 8,2 bilhões.
Ontem, a comissão recebeu o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. Ele disse que a transposição deverá estar concluída em 2015, reconheceu que o projeto “não se encontra no ritmo em que deveria estar”, mas ressaltou que 43% da obra já foram executados e que 33 contratos encontram-se em execução.
O projeto de integração do Rio São Francisco com bacias hidrográficas do Nordeste tem o objetivo de levar água a 12 milhões de pessoas em municípios do agreste e do sertão de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A iniciativa, entretanto, é polêmica. Os críticos apontam possíveis danos ambientais e o alto custo do empreendimento, que beneficiaria somente grandes fazendeiros e latifundiários, sem resolver o problema da população carente que precisa da água para sobreviver.
Mais informações a seguir
12/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Audiência ouvirá representantes de comitês e deputados estaduais sobre a transposição do São Francisco
Lucena volta a defender transposição das águas do São Francisco
Ministro da Integração debate transposição do Rio São Francisco
Começa debate da CI sobre transposição do Rio São Francisco
Comissão de Infraestrutura debate transposição do Rio São Francisco
Rádio Senado debate transposição do Rio São Francisco