Transposição: senadores manifestam oposição a projeto



O Plenário do Senado antecipou nesta quarta-feira (14) os debates que podem vir a ser travados com relação ao projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. O discurso do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), que defendeu o projeto, suscitou manifestações de sete parlamentares. Pela Bahia, falaram os senadores César Borges (PFL) e Antonio Carlos Magalhães (PFL), que, apesar de elogiarem o discurso do representante portiguar, se posicionaram contra a transposição.

- O governo federal nunca teve vontade política para resolver o problema por meio de um plano nacional de recursos hídricos, preferindo ações emergenciais. Mas a transposição não é uma das saídas para o problema. O São Francisco está morrendo e, na época da seca, pode ser atravessado a pé, em alguns trechos. Somente na Bahia, há 500 mil hectares que podem ser irrigados, mas os projetos estão parados - lamentou César Borges.

Antonio Carlos chamou a atenção para a inexistência de um plano decenal para atacar o problema da seca. No entanto, ele se mostrou confiante na busca de um entendimento que atenda aos interesses de todos os estados da região.

- Pode-se encontrar uma fórmula comum para atender o Nordeste e outros estados - disse.

Apesar de admitir a viabilidade técnica da transposição, o senador Almeida Lima (PDT-SE) disse que realizá-la significa -condenar o São Francisco à morte-. Além disso, ele manifestou a preocupação de que o tema não venha se tornar motivo de desunião na bancada parlamentar nordestina. O senador José Jorge (PFL-PE) disse que o problema da seca pode ser minorado com o uso de recursos da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) na utilização hídrica do rio, uma vez que as potencialidades energéticas já se encontram praticamente esgotadas.

O senador Reginaldo Duarte (PSDB-CE) defendeu o aprofundamento dos estudos visando a transposição do Rio Tocantins que, a despeito do custo maior, poderá ser uma solução mais adequada, dada a vazão insuficiente do São Francisco. O Ney Suassuna (PMDB-PB) informou ter recebido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a garantia de que serão viabilizados recursos para a transposição do São Francisco. Ramez Tebet (PMDB-MS) manifestou a solidariedade da região Centro-Oeste ao projeto de transposição.



14/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Artistas se manifestam contra a transposição do São Francisco

Senadores manifestam apoio ao projeto Ficha Limpa

Senadores e músicos manifestam ao ministro da Educação apoio ao projeto que torna obrigatório o ensino da música na educação básica

Senadores manifestam apoio à PEC da Juventude

Senadores do PT, PR e PP manifestam apoio ao ministro das Cidades

Senadores manifestam confiança na agropecuária nacional