Trasportes Urbanos: EMTU apresenta metodologia e resultados do Índice de Qualidade do Transporte



Na RMC atuam 12 empresas de ônibus que operam cerca de 180 linhas

O presidente da  Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), Joaquim Lopes, apresenta hoje, dia 07/02, a metodologia e os resultados do primeiro Ciclo – 2005 do Índice de Qualidade do Transporte (IQT) na Região Metropolitana de Campinas.

O objetivo deste evento, organizado para dirigentes e técnicos de governos municipais e órgãos gestores,  é fazer conhecer o potencial deste instrumento como ferramenta de gestão que será importante para monitorar o desempenho do sistema metropolitano na RMC. As empresas e a EMTU/SP contarão, sistematicamente, com informações que propiciarão uma visão geográfica e qualitativa dos serviços prestados.

Na RMC atuam 12 empresas de ônibus que operam cerca de 180 linhas com uma frota aproximada de 500 ônibus, transportando diariamente em torno de 170  mil passageiros. 

Opinião do cliente

A principal novidade do IQT é o Índice de Qualidade do Cliente (IQC) que fundamenta-se em pesquisas de avaliação, por meio de entrevistas diretas com os usuários (respostas espontâneas), o que permite à EMTU/SP obter um perfil sócio-econômico de seus clientes, além de conhecer os atributos do serviço mais importantes para ele; o que aprova e desaprova no setor; o tipo de reclamação mais frequente; etc. Com essas informações, as empresas e o órgão gestor podem definir as ações para a melhoria do sistema.

Gestão

Os resultados obtidos com esta  ferramenta facilitam também  ao órgão gestor definir as ações, ou ainda, avaliar o seu desempenho no gerenciamento do sistema  com base, por exemplo,  na análise dos dados dos índices parciais de Qualidade da Frota (IQF) e de Qualidade da Operação (IQO). Nas áreas mais problemáticas a fiscalização deve ser mais intensificada. A cada  ciclo, a atuação da EMTU/SP poderá ser revista em função das mudanças verificadas nos ciclos anteriores.

Além dos índices parciais IQC, IQO e IQF, o IQT - Índice de Qualidade do Transporte também considera o índice de desempenho econômico-financeiro das operadoras (IQE) e, no futuro, será incluído o de Responsabilidade Social (IQR).

Resultados em geral

  • Perfil

Para conhecer o perfil do usuário do transporte metropolitano sobre pneus na RMC foram realizadas mais de 3 mil entrevistas. É uma população jovem (de 22 a 30 anos), com médio grau de instrução (segundo grau completo/superior incompleto) e maior concentração de renda familiar na faixa entre R$ 500,00 e R$ 1.000,00. O motivo mais frequente das viagens no sistema  é o trabalho.

  • Aprovação

De acordo com a pesquisa de opinião, o sistema de transporte metropolitano sobre pneus na RMC tem bom índice de aprovação: 73% dos usuários avaliam o serviço como excelente e bom. Do total de pessoas entrevistadas na RMC, 53% declaram que viajam sempre sentados e 25% viajam mais sentados do que em pé. Isso demonstra que o sistema oferece um bom nível de serviço aos usuários.

  • Reclamações

No questionário incluiu-se pergunta aberta para o usuário registrar suas reclamações. As principais queixas são em relação à frequência e os intervalos entre as partidas. A lotação dos ônibus e a programação da operação nos finais de semana são as reclamações que vêm em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Asse

02/07/2006


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