Três exposições celebram a Consciência Negra no Museu Afro Brasil
As mostram reiteram a colaboração dos negros para a arte brasileira
No mês da consciência negra, o Museu Afro Brasil apresenta três exposições que ilustram a contribuição dos negros brasileiros nas artes. As mostras "Dois Irmãos. João e Arthur Timótheo da Costa", "Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão" e "Pérolas negras" do fotógrafo Miro, podem ser vistas a partir de 20 de novembro.
Em "Dois Irmãos. João e Arthur Timótheo da Costa", o público confere as pinturas dos irmãos que ultrapassaram os desafios de negros e mulatos no início do século XX. Arthur e Timótheo participaram de diversas exposições nacionais e internacionais, marcando a pintura brasileira com obras que revelam competência e beleza.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
Já "Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão" conta com mais de 70 objetos de ofícios urbanos e rurais que realça as contribuições dos negros para a ciência e a tecnologia no Brasil.
A terceira mostra, "Pérolas Negras", expõe pela primeira vez a arte de Miro (nome artístico de Azemiro de Sousa), um dos mais importantes fotógrafos de editoriais de moda e publicidade no Brasil. A exposição foi concebida especialmente para o Museu Afro Brasil, a convite de Emanoel Araujo, curador das três coletâneas.
Inicialmente, surgiu a ideia de fotografar modelos negros num fundo preto, com tecidos pretos, mas, com o resultado considerado pop por Miro, o artista começou a pesquisar algo mais africano. Assim, na terceira etapa da criação, o fotógrafo, que já trabalhou com revistas como "Cláudia", "Marie Claire" e "Vogue", clicou personalidades negras como Zezé Motta, Haroldo Costa, Zózimo Bulbul, Luiz Melodia e Milton Gonçalves.
SERVIÇO
Exposições comemoram o Dia da Consciência Negra
Dois Irmãos. João e Arthur Timótheo da Costa - até 02 de junho/2013
Pérolas Negras, de Miro - até 07 de abril/2013
Arte, Adorno, Design e Tecnologia no Tempo da Escravidão - até 07 de abril/2013
Museu Afro Brasil (Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Parque do Ibirapuera, portão 10, São Paulo)
Do Portal do Governo do Estado
11/11/2012
Artigos Relacionados
Exposições no Museu Afro Brasil celebram aniversário de São Paulo
Museu Afro Brasil inaugura duas exposições nesta sexta
Museu Afro Brasil celebra hoje nove anos de exposições com programação especial
Fábricas de Cultura celebram Consciência Negra com programação especial
CPTM: Companhia homenageia Dia da Consciência Negra com capoeira e dança afro
Evento: CPTM homenageia Dia da Consciência Negra com capoeira e dança afro