TUMA DESTACA ESCOLHA DE MULHER PARA COMANDAR POLÍCIA JUDICIÁRIA EM SP



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) destacou hoje (dia 3) a escolha da delegada paulista Elaine Maria Biazolla para o comando das unidades de Polícia Judiciária da Zona de São Mateus, "uma das mais difíceis da capital".

- Quando nos aproximamos do Dia Internacional da Mulher, a indicação da doutora Elaine para ocupar cargo de tão grande responsabilidade aflora como medida de reconhecimento à mãe, irmã, filha e esposa brasileiras, que naquela autoridade policial cristalizam seus próprios sonhos de afirmação e reconhecimento de nossa sociedade - afirmou Romeu Tuma, observando que o "machismo" que imperava no setor sempre tentou impedir o ingresso de mulheres na Polícia.

Romeu Tuma ressaltou também a sanção hoje (dia 3) pelo presidente Fernando Henrique Cardoso da lei de combate à lavagem de dinheiro, assinalando que a medida vai acabar com a grande "lavanderia" que funciona no país. O senador lembrou ainda que vários temas ligados ao tráfico de drogas serão discutidos durante este ano no Congresso e que o governo federal está atento a esse problema.

No entanto, no entender do senador, é preciso não apenas reprimir o tráfico, mas envolver toda a sociedade num conjunto de ações de combate às drogas. Romeu Tuma disse que o Brasil não pode ser considerado um exportador de drogas, embora se saiba do plantio de maconha na região do Vale do rio São Francisco. Por isso, prometeu uma análise mais profunda do relatório da ONU sobre o assunto.

O senador destacou também a atuação da Polícia Federal no combate ao contrabando de madeiras na região da Amazônia e elogiou o trabalho desenvolvido por esse organismo para evitar a devastação daquela área e a evasão de madeiras nobre através de outros países vizinhos.

No exercício da Presidência do Senado, a senadora Júnia Marise (PDT-RS) associou-se às homenagens à indicação de Elaine Maria Biazolla, que passa a ocupar cargo de chefia na Polícia de São Paulo. Os senadores Ramez Tebet (PMDB-MS) e Gilvam Borges (PMDB-AP) apoiaram o discurso de Romeu Tuma.



03/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Força Nacional realiza inaugural para polícia judiciária

TUMA DESTACA PAPEL DA POLÍCIA FEDERAL NO COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

Central de Polícia Judiciária é inaugurada em Indaiatuba

Regina Miki é a primeira mulher a comandar a Senasp

Heráclito quer criar o Conselho Federal de Polícia Judiciária

Araçatuba recebe nova sede do Departamento de Policia Judiciária do Interior