Tuma destaca papel de Super Tucano no combate ao narcotráfico



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) registrou nesta sexta-feira (19), em Plenário, a apresentação feita na véspera, pela Força Aérea Brasileira, do avião ALX Super Tucano, adquirido junto à Embraer, quando foi feita uma demonstração da aeronave na pista de testes da empresa em Gavião Peixoto (SP).

Segundo Tuma, o ALX Super Tucano - com tecnologia suficiente para atividades de combate ao narcotráfico - é um turboélice militar com características de aeronave leve de ataque, que sucede o Tucano, em operação em forças aéreas de 15 países. O avião vai compor, juntamente com as aeronaves Embraer EMB 145 SA e EMB 145 RS, a vigilância aérea do Sistema Integrado de Vigilância da Amazônia (Sivam), e vai ser usada nas operações de treinamento dos pilotos da FAB.

O senador afirmou que os radares superiores do avião foram capazes de detectar um avião Cessna, de pequeno porte. O ALX, narrou Tuma, seguiu o avião suspeito, deu tiros de advertência, e forçou o pouso do Cessna. Em terra, continuou o senador, a Polícia Federal abordou a tripulação do Cessna, no qual apreendeu 256 kg de cocaína.

- O grau de sofisticação tecnológica da Embraer faz com que a empresa tenha capacidade real de competir com a indústria aeronáutica internacional - declarou Tuma.

O senador lamentou que não tenha sido incluída na reforma da Previdência a proposta de que fosse adotado um subteto especial para as aposentadorias dos integrantes das polícias judiciárias dos estados. No entanto, ele informou que a proposta de emenda constitucional (PEC) nº 77/03, que altera a reforma da Previdência vai permitir que assembléias legislativas aprovem emenda às constituições estaduais, como está sendo preparado no Rio Grande do Sul.

- A atividade de polícia é especial e contempla todos os tipos de exigência necessários para uma aposentadoria especial. É preciso preservar todo o sistema de segurança - declarou Tuma.

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) registrou a luta de Tuma pela adoção de um subteto para os integrantes da polícia judiciária, que, na sua opinião, têm uma situação comparável à dos integrantes do Judiciário.

Como primeiro-secretário do Senado, Tuma agradeceu o -apoio irrestrito- dos funcionários da Casa para que a Primeira Secretaria atendesse aos anseios dos senadores em 2003.



19/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


TUMA DESTACA PAPEL DA POLÍCIA FEDERAL NO COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

FOGAÇA DIZ QUE COMBATE AO NARCOTRÁFICO É PAPEL DA POLÍCIA

TUMA ELOGIA INTERCÂMBIO POLICIAL PARA COMBATE AO NARCOTRÁFICO

CCJ será palco de debates sobre papel da mídia no combate ao narcotráfico e ao consumo de drogas

Patrocínio destaca ações governamentais no combate ao narcotráfico

Tuma destaca papel da Marinha na soberania nacional