Tuma enaltece Duque de Caxias como herói da história nacional
O senador Romeu Tuma (PFL-SP) homenageou nesta terça-feira (26) o Duque de Caxias, no bicentenário de seu nascimento, como um herói da história do Brasil. Ele lembrou que o século 19 se caracterizou pelas dificuldades de manter a integridade do Brasil, -quando se agigantou a figura de Caxias: guerreiro quando necessário, mas negociador e pacificador sempre-.
Para Tuma, é falso o lugar-comum de que é -infeliz o país que precisa de heróis-.
- Herói é o abnegado que não se recusa a cumprir seu dever, portanto, triste é o país que não teve heróis e, assim, não tem exemplos para admirar e copiar - afirmou.
Ao traçar uma biografia minuciosa de Luís Alves de Lima e Silva, o senador lembrou que ele foi o único brasileiro a receber o título de duque, por suas vitórias durante a Guerra do Paraguai. Ao lado das batalhas que travou, foi também um homem público, atuando como senador, presidente das províncias do Maranhão e do Rio Grande do Sul, tendo sido presidente do Conselho de Ministros do Império e exercido por três vezes o cargo de ministro da Guerra.
Ao concluir seu pronunciamento, Tuma citou o historiador Pedro Calmon, que analisou por que Caxias foi um vitorioso: -Ele venceu porque soube convencer, pois a verdadeira vitória é uma tarefa de persuasão, de conquista de corações para que se atinja o ideal vencedor. Caxias soube cobrir as forças em luta fratricida com o véu iluminado da concórdia e da pacificação. Ele soube reunir a generosidade aliciadora ao gênio de guerreiro consumado-.
26/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Duque diz que menino de 5 anos que salvou bebê de incêndio "é um herói nacional"
"É um herói nacional", diz Paulo Duque ao homenagear menino de 5 anos que salvou bebê de incêndio
Projeto de Tuma homenageia herói da aviação nacional
Brasil reconhece Landell de Moura como herói nacional por primeiras transmissões de rádio
Maguito homenageia bicentenário do Duque de Caxias
Lobão homenageia bicentenário do Duque de Caxias