TURISMO TRAZ MAIS DE 46 MIL PESSOAS AO SENADO



Mais de 46 mil pessoas visitaram o Senado Federal, no ano passado, por meio do programa de turismo implantado pela Coordenação de Relações Públicas do Senado. Em janeiro deste ano, das 3.643 pessoas que participaram do passeio, 1.573 conheceram a Casa durante os finais de semana, com o Tour de Final de Semana. Segundo o diretor da Coordenação de Relações Públicas, Vinicius Becker Costa, o programa tem a finalidade de aproximar o Senado da sociedade, tornando-o mais acessível ao público.

Vinicius explica que a coordenação realizava um tour diário, de segunda a sexta-feira, mas para facilitar o acesso ao Senado, foi implantado em novembro de 96 o tour de final de semana. "A abertura das instituições para o público faz parte do turismo cívico. E nós temos obtido um resultado satisfatório: entre brasileiros e estrangeiros, recebemos uma média mensal de 4 mil visitantes e já chegamos a atender 500 pessoas por dia, no final de semana", afirmou.

O passeio dura, em média, 45 minutos. Os grupos, com no máximo 80 pessoas por funcionário, saem do Salão Negro, passam pelo Plenário, Salão Azul (Presidência), auditório Petrônio Portella, Comissões, Biblioteca, pelo Museu do Senado e por fim pelo Túnel do Tempo, onde o pessoal pode apreciar a exposição permanente, com a história do Senado desde o Império até os dias atuais.

HISTÓRIA DO SENADO

Para a coordenadora do tour de final de semana, Simone Dourado, a galeria do Plenário é o local da Casa que mais desperta curiosidade nas pessoas. Neste local é realizada uma palestra sobre a função do Senado e dos senadores, sobre o bicameralismo, dentre outras coisas. Os profissionais que ministram a palestra receberam treinamento sobre a história institucional do Senado e neste ano será promovido um novo curso de qualificação.

Qualquer pessoa pode participar do tour - crianças, idosos, adolescentes, não existe limite de idade. E para isso, basta comparecer ao Salão Negro do Senado nos seguintes horários: das 10h às 14h, de hora em hora, nos finais de semana e feriados, e das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30 durante a semana. E desde que agendado previamente, pelo telefone (061) 311-3343 ou pelo fax 311-1067, com pelo menos uma semana de antecedência, o tour pode ser realizado em três outras línguas: inglês, francês e alemão.



16/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Turismo emprega mais de 10 milhões de pessoas

Feira traz turismo rural para a Capital paulista

Cartilha do setor de turismo traz balanço das obras executadas no País

Evento traz a Física para o cotidiano das pessoas

Novo portal de Ecoturismo e Turismo de Aventura traz dicas para todas as idades

Extradição inédita traz ao Brasil condenado por tráfico de pessoas