TV Cultura homenageia os 70 anos de Júlio Medaglia



Especial inédito “Bravo, Júlio Medaglia! vai ao ar domingo, 8, às 20h30

A TV Cultura exibe neste domingo, 8, às 20h30, o especial inédito “Bravo, Júlio Medaglia!”. O programa, dirigido por Gilson Gaspodini e fruto de uma longa pesquisa feita nos arquivos da emissora, traz momentos preciosos do maestro nesses 70 anos de vida e mais de 40 de carreira.

O documentário mostra depoimentos com personalidades como o escritor Sérgio Cabral; o ex-diretor da Rede Globo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni); o crítico musical Zuza Homem de Mello; o cantor Tom Zé; o músico alemão Walter Seifarth, integrante da Orquestra Filarmônica de Berlim, entre outros.

Em sua casa no bairro do Morumbi, em São Paulo, em tom bastante descontraído, o maestro recebeu a equipe da TV Cultura, em meio a álbuns repletos de fotos recordações e histórias que ajudaram a divulgar a música erudita no Brasil e no mundo. Uma espécie de “colagem”, em que matérias, depoimentos, entrevistas e vasto material de arquivo desenham uma sutil cronologia da carreira artística e profissional do maestro, desde os anos 70.

O especial traz trechos de eventos importantes, como o concerto de estréia da Filarmônica Amazonas (1998) e a ópera “O Guarani”; de Carlos Gomes, realizada na Bulgária (1997), além de programas que tiveram o maestro em destaque, como o Vox Populi (1985), o Roda Viva (1991) e a célebre gravação do musical “Tropicália”; de 1973, com o cantor e compositor Caetano Veloso.

Ainda dos arquivos da tevê, é destacado o projeto “Série de Cordas” dos anos 70 - programas em preto e branco que levavam a música erudita aos lugares mais inusitados, como a fábrica da Brown Bovero, em pleno dia de trabalho dos metalúrgicos.

Durante o programa, o maestro também relembra o tempo em que criou trilhas sonoras para programas da Rede Globo, como a novela “Bravo” (1975) e a série Grande Sertão Veredas (1985).  Do acervo da Globo, “Bravo, Júlio Medaglia!” traz ainda imagens do programa Fantástico, de 1979, em que Elizeth Cardoso interpreta a música “Nós”, parceria da cantora Maysa com o maestro Júlio Medaglia.

Outros momentos históricos  mostram o maestro regendo a Orquestra Sinfônica Brasileira na quadra da Mangueira, no Rio de Janeiro, e num concerto homenageando o tricentenário do nascimento de Bach, no túmulo do compositor, ambos de 1985.

Da TV Cultura



06/03/2008


Artigos Relacionados


TV Cultura promove concerto sob regência do maestro Júlio Medaglia

TV Cultura promove concerto aberto, sob regência de Júlio Medaglia

TV Cultura grava concerto aberto ao público sob regência de Júlio Medaglia

JÚLIO CAMPOS HOMENAGEIA AGRÍCOLA PAES DE BARROS

Antonio Carlos homenageia Júlio de Mesquita Neto

Estação Júlio Prestes faz 70 anos hoje