TV Rá-Tim-Bum completa três anos no ar com 1,3 milhão de assinantes



Expectativa da TV Cultura é chegar a dois milhões de assinantes até o final do próximo ano

Muita animação e conteúdo editorial voltado exclusivamente às necessidades da criança brasileira são os elementos que levaram a TV Rá-Tim-Bum a atingir 1,3 milhão de assinantes em três anos de existência. “A parceria com as 40 operadoras distribuídas em todo o País, incluindo a TVA, Net e Vivax, mostra que a receita dá certo. Pelo número crescente de assinaturas, chegaremos a 1,5 milhão em janeiro e a 2 milhões até o final de 2008”, espera Mauro Garcia, editor de programação.

A criação do canal foi decidida depois de uma pesquisa de mercado. “Os resultados indicavam que não existia canal exclusivo para crianças brasileiras, que divulgassem nossa cultura e nossos costumes. O diferencial está exatamente neste fator: 100% do conteúdo de nossa programação são produzidos aqui”. Os conteúdos dos programas são direcionados aos pequenos de dois a dez anos. Os programas mesclam educação, cultura, informação e entretenimento. O canal conta com a experiência de roteiristas, diretores, atores, pedagogos e técnicos que deram à TV Cultura mais de 200 premiações nacionais e internacionais, como três Emmys pela programação infantil.

As primeiras séries levadas ao ar na TV Rá-Tim-Bum já faziam parte da grade da TV Cultura: Castelo Rá-Tim-Bum, Ilha Rá-Tim-Bum, Curumim e Cocoricó. O sucesso fez com que em apenas oito meses novos projetos fossem parar na tela. “A qualidade da nossa programação é um atrativo para as operadoras. Nosso canal é oferecido, inclusive, nos pacotes básicos de assinaturas. Dessa maneira, alcançamos o maior número de telespectadores, 24 horas por dia”, explica o executivo. 

Conteúdo – A grade da TV Rá-Tim-Bum é especial. Novos episódios de sucessos infantis, produções inéditas, filmes formam a programação e estimulam a imaginação das crianças. Nos últimos três anos, a emissora levou ao ar novas atrações – Esporte Clube Rá-Tim-Bum, Lanterna Mágica, peças do Teatro-Rá-Tim-Bum, Show do DJ Cão, Turmado Lambe-Lambe, com Daniel Azulay, e muitos outros. No próximo ano, o programa Vila Sésamo também será exibido na TV Rá-Tim-Bum.  

Receita de sucesso – O investimento em animação e na pesquisa em temas nacionais são fatores que ajudaram a elevar o sucesso da TV Rá-Tim-Bum. O êxito do cachorrinhoSimão fez com que seus produtos fossem licenciados. Em breve, será produzido em formato de bonecos, bonés, mochilas e outros objetos que as crianças usam no seu dia-a-dia. As aventuras do Simão serão transformadas em quadrinhos e estarão nos gibis da Editora Globo, em 2008. Outros programas de sucesso são Pequenos Cientistas, em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que desvenda os mistérios da ciência para os pequenos, e o Canal de Dinossauros, com 12 minutos de duração. Baú de Histórias e Cocoricó ocupam os primeiros lugares no ranking da programação. 

Novas séries – Neste mês de dezembro, o canal infantil apresentará, diariamente, as peças do Teatro Rá-Tim-Bum. A cada dia, a emissora levará ao ar um espetáculo diferente. De segunda a sexta-feira, a garotada assistirá à peça teatral às 21h20; sábados, às 14h35 e 20 horas, e domingos, às 16h15 e 21 horas.

Ainda este mês, será apresentada a versão televisiva do espetáculo Beterrabas, Segredos e Patacoadas, da Confraria do Beco Teatro. Dirigido por Mário Masetti, conta as aventuras do casal Rosalina e Ariosto, que desejam casar-se, mas não sabem como comunicar a decisão ao pai da moça, um duque rico e muito rigoroso. O espetáculo vai ao arnos dias 22 (às 20 horas), 30 (às 16h15) e 31 (às 21h20).

Em fevereiro, será a vez do Tchibum TV. Dois peixinhos apresentadores, Nilo e Tila, irão esclarecer dúvidas e responder às curiosidades dos habitantes de dois mundos: Água e Terra. Será exibido aos sábados e aos domingos, às 13h40 e 18 horas.

Ao comemorar o seu terceiro aniversário, a TVRá-Tim-Bum lançou, no dia 12, novo site www.tvratimbum.com.br. Mais interativo, traz programação, sinopses das atrações, proteções de tela, desenhos, jogos e brincadeiras. “O objetivo do portal é promover navegação simples para qualquer criança interagir sem dificuldades”, finaliza Garcia. 

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial 



12/14/2007


Artigos Relacionados


TV Rá Tim Bum completa 3 anos com 1,2 milhão de assintantes

Estatuto do Idoso completa três anos

Primeira usina de biodiesel completa três anos

Poupatempo Araçatuba completa três anos de atendimento

Caravana da Anista completa três anos e concede mais 6 anistias no RJ

Programa de atendimento a familiares de vítimas fatais completa três anos