TV Senado apresenta documentário sobre a seca no Nordeste
Os jornalistas Renata de Paula e Assis Medeiros percorreram cerca de 4 mil quilômetros de estradas pelos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Paraíba e descobriram que os relatos sobre o efeito da seca pouco mudaram em mais de um século. A fome, o desemprego, a escassez de água persistem, mas a equipe encontrou um cenário inesperado: a sociedade organizada, a presença de ONGs, programas de capacitação para agricultores, cooperativas de pequenos produtores e cisternas espalhados por todo o sertão. Ações com pouca abrangência mas que tem feito a diferença entre a fome e a segurança alimentar.
A primeira parte do documentário, o episódio A terra , conta um pouco da história da seca, fala sobre o semi-árido e a dificuldade de obtenção, captação e armazenamento de água na região. Em A luta o documentário aborda os mecanismos encontrados para garantir a sobrevivência no sertão. Em A gente o telespectador vai ver um povo religioso, simples, batalhador.
O primeiro episódio será exibido na quarta-feira logo após o Jornal do Senado . A luta e A gente serão exibidos na quinta e na sexta-feira, no mesmo horário. No sábado os três capítulos vão ao ar às 15h30 e no domingo serão exibidos às 8h30.
10/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
TV Senado inicia exibição de documentário sobre a seca
TV Senado apresenta documentário sobre a Proclamação da República
TV SENADO APRESENTA DOCUMENTÁRIO SOBRE MACHADO DE ASSIS
TV Senado apresenta documentário sobre o Rio Vermelho, em Goías
TV Senado apresenta documentário sobre Darcy Ribeiro neste domingo
TV SENADO DEBATE SECA NO NORDESTE