TV Senado discute desnutrição hospitalar no programa "De Coração"



O descaso no sistema público de saúde é tratado pela TV Senado no programa De Coração , que vai ao ar às 8h30 neste sábado e às 4h30, 16h30 e 23h30 no domingo. O médico Daniel Magnoni fala da pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Nutrição com 4 mil pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho constatou que 48,1% dos pacientes com permanência nos hospitais da rede estavam com alto grau de desnutrição.

O problema se agrava porque a maioria dos hospitais não conta com uma equipe de terapia nutricional para o acompanhamento individual de seus pacientes, um erro gravíssimo que pode levar à morte milhares de pessoas que necessitam de tratamento hospitalar gratuito, diz Magnoni.

Os resultados da pesquisa levaram o Ministério da Saúde a emitir duas portarias para a resolução do problema: a inserção curricular da disciplina Nutrição na grade dos cursos de Medicina e a obrigatoriedade de uma equipe nutricional nos hospitais.

Os resultados da pesquisa serão postos em debate no Congresso Brasileiro de Nutrição em Salvador, de 21 a 24 de outubro deste ano.

11/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Programa "De Coração" discute condicionamento físico e vida saudável

Programa esclarece dúvidas de gestores e população sobre combate à desnutrição

Saúde: Instituto do Coração e Associação Amigos do Coração promovem Caminhada Amigos do Coração

Saúde: Instituto do Coração e Associação Amigos do Coração promovem Caminhada Amigos do Coração

Dia do Coração: cartilha do HC ensina como uma alimentação equilibrada pode proteger o coração

Destaque do D.O.: Grupo orienta programa de humanização hospitalar