TV SENADO EXIBE PROGRAMA SOBRE ECOTURISMO
Uma das idéias é atrair turistas para ver de perto a baleia franca - cetáceo de grande porte ameaçado de extinção e que esta época do ano vem ao litoral catarinense para a reprodução. Mas segundo Palazzo, para isso, e para incrementar o tursmo ecológico como um todo, são necessários maiores investimentos governamentais, sobretudo na preparação de mão-de-obra especializada, com treinamento de guias e instrutores, e na melhoria da infra-estrutura local para receber o turista. Hoje, mais exigente, observa, o viajante não só procura o lazer, mas muita informação sobre o que vê e conhece em suas viagens.
Empresário do setor de turismo, Enrique Litman, cita, como exemplo, o turismo de observação da baleia que, em todo mundo, faturou em 1998 cerca de US$ 1 bilhão. Mas, acrescenta, o Brasil ainda fica com uma pequena fatia desses recursos, pois carece de infra-estrutura adequada. Para se ter uma idéia das dificuldades do setor no Brasil, a Argentina recebeu 140 mil turistas com intenção de ver a baleia em 1999, enquanto apenas 400 turistas estiveram no mesmo período no litoral de Santa Catarina com a mesma finalidade.
Palazzo e Litman anunciam também que, entre os dias 16 e 22 de setembro, acontecerá a IV Semana da Baleia Franca, em Imbituba, Santa Catarina. O evento contará, pela primeira vez, com as presenças dos ministros do Turismo, Carlos Melles, e do Meio Ambiente, Sarney Filho, além do governador do estado, Esperidião Amin, parlamentares, autoridades e ambientalistas. O Programa "Debate" da TV Senado irá ao ar no dia 6 de setembro, quarta-feira, às 6h30, 13h30 e 19h30, com reprise no domingo, dia 10, às 13h30.
30/08/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
TV Senado exibe programa sobre transgênicos
TV Senado exibe programa sobre dependência química
TV Senado exibe programa especial sobre combate a fome
"CONSULTA MARCADA", NA TV SENADO, EXIBE PROGRAMA SOBRE A TIREÓIDE
TV Senado exibe programa especial sobre o Cerrado neste fim de semana
TV Senado exibe programa sobre energia nuclear e a polêmica após o acidente em Fukushima