TV Senado mostra incêndio no Parque Nacional de Brasília



O trabalho dos brigadistas e dos bombeiros no combate ao último incêndio que destruiu 25% do Parque Nacional de Brasília foi acompanhado pela equipe do programa EcoSenado e será exibido pela TV Senado neste final de semana.

A ação do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal contou com a atuação de 300 militares, mais de 100 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), três helicópteros e dois aviões.

As consequências de um incêndio dessas proporções são explicadas por técnicos em meio ambiente à equipe do EcoSenado. Os especialistas aconselham aos moradores do Distrito Federal que adotem o Parque como área de interesse da comunidade e passem a evitar agressões ou denunciar ações que resultem em danos à área.

Uma das mais importantes áreas de proteção do bioma Cerrado do país, o Parque Nacional de Brasília foi criado em novembro de 1961. Situado no coração do Distrito Federal, encontra-se em situação vulnerável a incêndios e a outros agentes de devastação, por causa da proximidade com o meio urbano.

O programa Ecosenado será exibido sábado, às 6h30, 9h15, 14h e 23h30. No domingo, vai ao ar às 2h15, 6h45 e 11h15.

Economia

A realização de uma reforma administrativa no setor público, para profissionalizar a máquina do Estado e impedir a utilização de cargos para fins políticos foi recomendada pelo professor de Administração Pública da Universidade de Brasília (UnB), José Matias Pereira, em entrevista ao Agenda Econômica. O programa analisou os novos cenários da política e da economia que os governantes a serem eleitos neste domingo (3) vão encontrar a partir de janeiro de 2011.

O professor critica tentativas de se mudar a Consolidação da Legislação Trabalhista (CLT) em período de crise. Para ele, "isso é o mesmo que transferir dificuldades e ineficiências empresariais para os trabalhadores".

Na entrevista, José Matias criticou também as últimas elevações da taxa básica de juros pelo Comitê de Política Monetária (Copom) que, em sua opinião, pode criar sérios problemas à retomada do crescimento econômico. Ele analisou ainda os impactos de reformas política, tributária e previdenciária no processo de desenvolvimento do país.

A TV Senado exibe o programa às 16h30 e 21h30 do sábado, e às 2h30 e 11h30 do domingo.

Eleições

Durante todo o domingo, a partir das 8h, a TV Senado colocará no ar reportagens, programas especiais, debates e informações em tempo real sobre as Eleições 2010.

A partir das 18h, jornalistas e convidados passarão a analisar, ao vivo, os primeiros resultados das eleições. Serão realizadas também entrevistas por telefone com os candidatos já eleitos. Às 21h, uma mesa redonda nos estúdios da emissora com três convidados debaterá o novo perfil do Congresso Nacional com base nos primeiros resultados das urnas.

Vídeos que serão exibidos durante a cobertura de domingo já estão disponíveis no site da TV Senado (www.senado.gov.br/tv).

Cultura

Neste final de semana, a TV Senado exibe, no programa Espaço Cultural, o show de lançamento do primeiro CD da Tribo Gonzaga. O grupo reúne triângulo, zabumba, flauta, cavaquinho, sax e baixo e mostra influências que vão de Luiz Gonzaga aos Beatles. No sábado, o programa vai ao ar às 15h e, no domingo, às 0h30 e 15h30.

Recordista de pedidos de reprise, o Conversa de Músico - Concertos "A Noite das Prima-Donas" será reapresentado pela TV Senado no sábado, às 5h, 10h e 18h, e, no domingo, às 5h. O programa, que inclui o documentário "No Coração da Luz", é uma produção do artista austríaco Andre Heller, dirigido pelo cineasta alemão Pepe Danquart. Exige 12 cantoras étnicas representando a cultura e a música e diversas regiões.

Você pode assistir a TV Senado na sua TV a cabo (Net, TVC, Transcabo, Acom, TVA e outras), por meio de antena parabólica, pela internet (www.senado.gov.br/tv), por meio de sua TV por assinatura (canal 118 da Sky ou canal 17 da Tecsat) ou em canais UHF: 51 em Brasília, 53 em Salvador, 40 em João Pessoa, 55 em Recife, 43 em Fortaleza, 57 em Manaus, 36 no Gama e outras cidades do DF. Para mais informações sobre como sintonizar a TV Senado ou outros programas e horários de exibição visite o site (http://www.senado.gov.br/tv/) na internet.



01/10/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Incêndio já destruiu 25% do Parque Nacional de Brasília

Parque Nacional de Brasília completa 52 anos

Parque Nacional de Brasília não abre neste sábado (2)

Parque Nacional de Brasília reabre nesta quarta-feira

Começa em Brasília mostra nacional de epidemiologia

TV SENADO MOSTRA EXPERIÊNCIA DE JORNALISMO COMUNITÁRIO EM BRASÍLIA