Uberlândia recebe seminário sobre centro de treinamento de seleções para Copa



Na próxima sexta-feira (10), será realizado o III Seminário de Centros de Treinamento de Seleção (CTS), em Uberlândia (MG), evento que vai reunir representantes das 19 cidades mineiras candidatas. Cafu, ex-jogador da Seleção Brasileira e campeão mundial em 1994 e 2002, falará ao público sobre as qualidades e requisitos que uma cidade deve ter para receber uma seleção internacional.

Além dele, Peter Keen, consultor do governo britânico, fará palestra sobre o legado pós-Copa e programas de desenvolvimento social. Para o secretário Extraordinário da Copa de Minas Gerais, Sergio Barroso, o momento é importante para a transparência e a troca de informações oficiais com as cidades participantes. “Esse é o nosso terceiro evento de capacitação de cidades candidatas a CTS. Já percebemos um amadurecimento de cada uma das participantes”, comenta Sergio Barroso.

Na segunda parte do evento, representantes do Sebrae-MG, Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e sindicatos abordarão a preparação de micro e pequenas empresas, além da necessidade de capacitação profissional, desenvolvimento dos empresários do segmento de bens, serviços e turismo, e ações de promoção e divulgação para o Mundial.

Ainda na parte da tarde, a Secretaria de Estado Extraordinária da Copa (Secopa) apresentará o projeto do governo de Minas para as copas das Confederações 2013 e do Mundo de 2014. “A Copa é uma oportunidade para a geração de negócios. O setor de turismo, que tem 90% de empresas de micro e pequeno porte, é um dos mais movimentados pelo evento. Por isso, temos que estar preparados para oferecer produtos e serviços de qualidade”, afirma o diretor-superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha.

As 19 cidades mineiras candidatas a CTS são: Araxá, Caeté, Caxambu, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Lagoa Santa, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Varginha. A escolha final é de cada uma das seleções qualificadas para o Mundial, a partir de uma lista compilada pela Fifa.

Pré-requisitos


A escolha de um CTS está baseada em critérios de avaliação de hotéis, aeroportos e campos de treinamento. Para hospedagem, o hotel deve ter disponibilidade mínima de 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor (considerando o clima na região nos meses de junho e julho). Algumas seleções podem precisar de 100 quartos ou mais. O serviço de restaurante deve atender, no mínimo, 55 pessoas, estilo buffet, que seja reservado 24 horas para uso exclusivo da seleção. A sala para conferência de imprensa deve ter estilo cinema e capacidade mínima de 100 pessoas.

A cidade deve ser próxima de um aeroporto com capacidade para receber aeronaves de aproximadamente 120 passageiros e que permita vôos noturnos. As seleções exigem uma distância máxima de até 60 minutos de deslocamento entre hotel e aeroporto por ônibus.

O centro de treinamento deve ter, pelo menos, um campo em excelentes condições e medidas oficiais, além de spa, piscina e área fitness. O tempo de deslocamento entre o hotel e o centro de treinamento, em ônibus, deve ser de no máximo 20 minutos.

 

Fonte:
Portal da Copa 



08/02/2012 14:01


Artigos Relacionados


SP promove seminário sobre Centros de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo de 2014

Seleções definem Centros de Treinamento para a Copa do Mundo

Comitê organizador da Copa analisa 33 locais próprios para treinamento das seleções

Comitiva da Fifa visita Centro de Treinamento de Seleções no Rio Grande do Sul

Seminário para Seleções da Copa acontece em fevereiro

Organização da Copa recebeu mais de 75 candidaturas para Centro de Treinamentos de Seleções