Um milhão de alunos terão acesso a museus, parques e teatros
Governo paulista investe R$ 4,5 milhões para ampliar aprendizado na rede estadual de ensino
Na volta às aulas, um milhão de alunos das escolas estaduais receberão a notícia de que poderão visitar 26 instituições culturais (museus, parques, jardins), assistir a 20 filmes na escola e ir a espetáculos teatrais e de dança. Zoológico, Museu Paulista, Museu da Língua Portuguesa, Museu de Arte Moderna (MAM), Instituto Butantan, Pinacoteca e Planetário são alguns dos locais que abrirão gratuitamente as portas à visitação estudantil. Nas sessões de cinema, serão exibidos filmes como Billy Elliot, Diários de motocicleta, Luzes da cidade e Vida de menina.
Não se trata de continuidade de férias, nem de passeio ou recreio. É o novo programa da Secretaria Estadual da Educação, Cultura é Currículo, lançado no MAM, quarta-feira passada. A iniciativa foi desenvolvida para oferecer diversidade no aprendizado e possibilitar que os alunos conheçam outras realidades, vivam novas experiências e comecem a ser mais investigativos. Pelo programa, todas as atividades estão integradas aos conteúdos curriculares, ocorrerão durante as aulas de forma rotineira e serão acompanhadas pelos professores.
Para que o aluno possa relacionar as manifestações artísticas presenciadas ao conteúdo dado na aula, será feito um preparo antes da atividade. Por exemplo, se a classe for visitar o Museu Lasar Segall, os estudantes assistirão a um DVD sobre a história da instituição, com informações sobre o pintor, em linguagem acessível à garotada. Ao todo são 26 vídeos, feitos em parceria com a TV Cultura. Esse material será exibido pela emissora como divulgação de pontos turísticos. As instituições foram agrupadas por segmento de ensino e de acordo com o conteúdo pedagógico, explica a coordenadora do projeto, Claudia Aratangy.
Reflexão – Claudia diz que outras instituições poderão aderir ao projeto e ampliar o leque de oferta. No caso das 1ª e 2ª séries do ensino fundamental, os estudantes visitarão o Zoológico, Butantan, Planetário e o Viveiro Manequinho porque são locais em que eles podem conhecer os animais e seus hábitos, observar os planetas e aprender sobre as plantas. Esses assuntos são relativos a temática Os seres vivos diante das estrelas, que será trabalhada pelos jovens já que as ciências naturais são o foco principal de seu aprendizado.
Os de 3ª e 4ª séries irão ao Memorial do Imigrante e ao Museu Paulista, haja vista que o projeto pedagógico deles é Herança cultural e formação de São Paulo. (Leia no boxe os projetos por segmento escolar). Para as visitas culturais, o professor terá a obra Horizontes culturais: lugares de aprender, que descreve as instituições, tem ilustrações, e dá orientações e dicas do tipo “discuta com os alunos a importância da visita como forma de ampliar o conhecimento e explicite a relação com os conteúdos estudados”.
Ou então “incentive-os a buscar respostas, a refletir sobre o que estão vendo, a formular hipóteses, a expor dúvidas e a apresentar soluções”. Há dicas até do comportamento que o aluno deve ter na visita, como “falar baixo e andar cuidadosamente”, por exemplo. Na volta da visita, há continuidade com discussão em sala de aula sobre o que foi observado, compreendido e esclarecimento de dúvidas.
Diversidade cultural – Presente ao anúncio do programa, a professora Eliane Pacheco Pimental levou alunos da 4ª série da Escola Recanto Verde do Sol e disse que a “empolgação era grande” com as novidades. Muitos não sabem o que é teatro e poucos têm o hábito de visitar museus, lamenta. “Agora aproveitarão toda essa diversidade cultural, enriquecedora para a vida deles”. Acrescentou que o material de apoio também é necessário e importante. “Ajuda o professor que não conhece esses lugares e oferece elementos para discutir o assunto”.
A criançada animou o auditório do MAM, que teve a presença do governador paulista, da secretária da Educação, da presidente do MAM, Milu Vilela, do presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markun, e de outras autoridades ligadas à cultura e à Educação. O governador classificou o programa como belo, inusitado, complexo e econômico. Completou dizendo que o acesso às diversas manifestações culturais “amplia a visão de mundo dos estudantes porque não é apenas recreio e passeio, é aprendizado”.
Milu Vilela ressaltou que a iniciativa “merece ser multiplicada pelo País por vincular a arte às diversas áreas do conhecimento”. A secretária da pasta destacou que as visitas serão preparadas para que o aluno usufrua da cultura e possa “enriquecer as diferentes aprendizagens”. O governo paulista está investindo R$ 4,5 milhões, ou R$ 4,50 por aluno, no programa. Esse valor inclui vídeos, materiais impressos de apoio ao professor e transporte. Por enquanto, as visitas serão realizadas apenas pelos estudantes das escolas da capital. Os das demais cidades da Grande São Paulo e do interior serão incluídos no programa a partir de 2009.
Filmes/teatro/dança – Os 20 DVDs de filmes (confira relação no boxe) adquiridos pela Educação abordam ética, cidadania, meio ambiente, sexualidade, drogas, violência e preconceito. Há filmes novos e antigos, pertencentes às mais diferentes escolas cinematográficas. Diários de motocicleta (de Walter Salles) e Vida de menina (de Helena Solberg) são películas brasileiras lançadas em 2004. O Pagador de promessas (de Anselmo Duarte) é o único filme nacional premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1962.
Na lista dos estrangeiros, destacam-se Luzes da cidade (filme mudo de Charles Chapin, de 1931), Billy Elliot (do inglês Stephen Daldry, 2000) e a Rosa púrpura do Cairo (dirigido pelo norte-americano Woody Allen, de 1985). Os filmes serão enviados a todas as escolas de ensino médio da capital. Além deles, há o material de apoio Cadernos de cinema do professor e o vídeo Luz, câmera ...educação, que serão encaminhados para dar suporte aos professores.
Os espetáculos de teatro e de danças estão direcionados aos alunos do ensino médio e de escolas em tempo integral. As atividades, que têm a parceria da Secretaria Estadual da Cultura, estão integradas aos conteúdos de Arte e disciplinas afins. A previsão é que 30 mil alunos possam freqüentar esses espaços.
SERVIÇO
Mais informações, no site do programa:
http://culturaecurriculo. edunet.sp.gov.br
07/29/2008
Artigos Relacionados
Alunos da rede pública visitam museus, parques e monumentos de SP
Teatros e museus estaduais participam da Virada Cultural
Alunos da rede pública terão mais acesso à cultura
Museus de São Paulo receberão apoio de R$ 1,2 milhão do ProAC
ESTEVÃO QUER ACESSO GRATUITO A PARQUES PARA IDOSO
Parques nacionais terão campanha de incentivo ao turismo