Unesp: Projeto de Bauru é premiado na Expocom Mercosul
Trabalho enfatiza reportagens com abordagem ampla
A revista Livre, projeto de autoria de Luiz Fernando Galano e Viviane Aguiar, formados no curso de Jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), campus de Bauru, obteve o prêmio Expocom (Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação) Mercosul, na categoria Revista Impressa. O evento foi realizado entre os dias 18 e 20 de maio, em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia.
Com o tema central "Comunicación para la integración del Mercosur”, a Exposição reuniu trabalhos de faculdades de comunicação do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, Uruguai e Chile.
Embora satisfeita com o reconhecimento internacional de seu trabalho, Viviane acredita que o prêmio conquistado não trará grandes mudanças em sua carreira enquanto profissional do jornalismo. Já Luiz Fernando acredita na possibilidade de levar esse mérito acadêmico para o mercado de trabalho. “Fizemos por merecer. O que nos resta agora é batalhar ainda mais para que esse reconhecimento não seja apenas acadêmico. Mudar sempre é bom”, comenta Galano.
A revista Livre foi indicada para representar o Brasil na Expocom Mercosul durante a XII Expocom nacional, realizada durante o Intercom (Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação), no Rio de Janeiro, de 5 a 9 de setembro de 2005. Na ocasião a revista obteve a primeira colocação, na categoria Impressa. Além da UNESP, outras sete escolas brasileiras conseguiram o primeiro lugar com pesquisas em outras categorias.
“Ganhar um prêmio internacional é muito bom, ainda mais quando seu trabalho é avaliado por especialistas de diferentes lugares, com culturas, costumes e métodos diferentes”, avalia Galano.
Projeto inovador
A Livre é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso realizado em conjunto pelos dois alunos. “Queríamos fazer um jornalismo de variedades que fosse inédito, que não estivesse preso a textos curtos e superficiais”, explica Viviane.
Segundo seus criadores, a publicação inova na linguagem e nas formas, estratégias que permitiram superar os modelos clássicos do mercado. Durante o processo de elaboração, Luiz Fernando e Viviane entrevistaram os diretores de redação de revistas com projetos mais arrojados, como a Trip, Tpm e MTV. “Analisamos as publicações que gostamos de ler, ponderamos os prós e os contras e tentamos inovar”, argumenta o jornalista.
A revista é divida em dois lados –A e B—, com índice em ambos, e o leitor é livre para iniciar a leitura pela parte que desejar. A pauta procura sempre destacar temas de interesse geral.
Nesta edição, preservativo masculino é o assunto abordado. O lado A é dedicado aos entrevistados que são a favor do seu uso. A matéria “Sim, tem que usar” entrevista pessoas que afirmam a importância do preservativo. Já no lado B traz os argumentos dos que não vêem vantagens em utilizá-lo, com a matéria “Não, eu não uso”. “É um jogo de espelhamento de um assunto com duas visões que se complementam”, explica o docente da FAAC, Luciano Guimarães, orientador do trabalho.
Eliane Aparecida de
06/08/2006
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