Unesp promove debate sobre identidade indígena
Tema central é território e autonomia dos índios Guarani
O Centro de Documentação e Memória (Cedem) da Unesp promove na quarta-feira, 27, às 18 h, debate com a antropóloga Maria Inês Ladeira, autora dos livros: "O caminhar sob a luz: território Mbya à beira do oceano" (Editora Unesp, 2007) e "Espaço geográfico Guarani-Mbya: significado, constituição e uso" (Eduem e Edusp, 2008).
O livro de Maria Inês, sócia-fundadora do CTI (Centro de Trabalho Indigenista), doutora em Geografia Humana pela USP e mestre em Antropologia Social pela PUC-SP, aborda a presença Guarani na Mata Atlântica do litoral. Esse espaço é mencionado na cosmologia e em narrativas míticas como o fundamento do modo de ser Mbya. Nas perspectivas histórica, geográfica e filosófica, a costa atlântica representa o espaço vital.
Já a obra cujo tema é o espaço geográfico dos índios Guarani-Mbya foi elaborada a partir de expressões e reflexões sobre a terra e o ambiente desses indígenas, com o objetivo de ampliar os limites do diálogo entre diferentes sistemas de conhecimentos e saberes.
Maria Inês demonstra como os princípios éticos e as regras de reciprocidade e de convivência, peculiares do modo de vida desse grupo indígena, sustentam a sua dinâmica de ocupação territorial.
Sob mediação da historiadora Célia Reis Camargo, coordenadora do Cedem, o evento terá como debatedores Carmen Junqueira, o Departamento de Antropologia da PUC-SP; Antonio Carlos Robert Moraes, do Departamento de Geografia da USP e Coordenador do Laboratório de Geografia Política; Marcos Tupã, membro da Coordenação da Comissão Nacional de Terras Guarani Yvy Rupa e coordenador Educacional do CECI (Centro de Educação e Cultura da Aldeia Krukutu); e Carlos Frederico Marés de Souza Filho, Procurador Geral do Estado do Paraná e professor de Direito da PUC-PR.
Serviço
Inscrições gratuitas: [email protected]
Data: 27 de agosto de 2008
Horário: às 18 h
Local: Centro de Documentação e Memória
Praça da Sé, 108 - 1º andar
(Metrô Sé, esquina c/ a rua Benjamin Constant)
Tel.: 11-3105 - 9903
Da Unesp
08/19/2008
Artigos Relacionados
Departamento de Saúde Indígena promove oficina sobre diabetes e hipertensão
Seminário debate sobre alimentação indígena
CAS aprova debate sobre atendimento à saúde da população indígena
Unesp Rio Claro promove curso sobre responsabilidade social
Unesp de Jaboticabal promove Fórum sobre Gestão de Resíduos Sólidos
Premiação promove a valorização da identidade étnica e racial do povo brasileiro