Unesp: Simpósio de Engenharia recebe trabalhos
Artigos podem ser enviados até dia 5 de agosto
O XIII SIMPEP (Simpósio de Engenharia de Produção), realizado pela Faculdade de Engenharia (FE) da UNESP, campus de Bauru, recebe inscrições de artigos até o dia 5 de agosto. O tema do simpósio é “Empreendedorismo e Sustentabilidade nos Sistemas Produtivos” e será realizado de 6 a 8 de novembro.
O Simpósio acontece anualmente e tem como objetivo receber trabalhos de professores, alunos de graduação, pós-graduação e profissionais de todo o Brasil. Os artigos, que podem ser enviados em português ou em inglês, serão avaliados e a divulgação dos aprovados acontece em outubro.
Os trabalhos podem ser inscritos em uma das onze áreas temáticas disponíveis. Dentre elas, “Estratégia e Organização” e “Qualidade” são as mais pesquisadas e por isso recebem mais artigos. Desde a edição de 2005, os melhores artigos do evento são publicados na revista científica GEPROS – Gestão da Produção, Operações e Sistemas.
“Isso gera uma expectativa nos autores de fazer uma produção científica melhor, de termos artigos com maior qualidade”, explica Cyntia Watanabe Rosa, coordenadora de secretaria do SIMPEP.
Segundo Cyntia, espera-se receber cerca de mil e quinhentos artigos e os aprovados serão apresentados nas sessões temáticas do evento. Além desses trabalhos, haverá mais 4 palestras com professores da área da Engenharia de Produção e 3 cases com empresas da região de Bauru, falando sobre o uso da Engenharia de Produção no setor privado.
Outro destaque do evento é a palestra de abertura, que contará com a presença de Luiz Fernando Furlan, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Para a coordenadora de secretaria, a importância do evento é a integração entre os profissionais, pesquisadores e alunos.
“Os alunos vêem a aplicação da Engenharia de Produção nos setores privado e público e conhecem todas as áreas em que eles podem atuar e pesquisar. Já os pesquisadores conseguem trazer novos métodos da aplicação da Engenharia de Produção”, conta Cyntia.
O coordenador do XIII SIMPEP, professor Jair Wagner de Souza Manfrinato, afirma que “nos últimos anos, a participação de alunos de graduação, de pós-graduação, pesquisadores e profissionais tem aumentado significativamente, o que vem comprovar que o evento contribui, e muito, para o meio acadêmico, científico e profissional.
No ano passado, 1140 artigos foram submetidos, tornando o simpósio o segundo evento, nacional, na área de Engenharia de Produção. Para o XIII Simpósio, com a participação da USP de São Carlos, da Unifei e do Colégio Etapa de São Paulo, aguardamos uma participação ainda maior, e com a interação e integração dos participantes poderemos contribuir para o desenvolvimento de novas pesquisas e tecnologias na Engenharia de Produção”.
As inscrições para profissionais e pesquisadores custam R$ 170,00 (cento e setenta reais) e para alunos de graduação R$ 30,00 (trinta reais). Mais informações podem ser obtidas pelo site do SIMPEP, www.simpep.feb.unesp
07/19/2006
Artigos Relacionados
Unesp: Bauru realiza simpósio de Engenharia de Produção
Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto recebe trabalhos
Fatec Pindamonhangaba recebe até 6ª trabalhos para simpósio
Hospital de Bauru recebe trabalhos para simpósio de reabilitação
Educação: Unesp de Bauru recebe inscrições para cursos de pós-graduação em Engenharia
Sabesp: Trabalho da empresa é escolhido para participar de Simpósio de Engenharia Sanitária e Ambien