Unesp: Unidade de São Vicente comemora sete anos



Campus é o primeiro em nível superior público no Litoral Paulista

O Campus Experimental de São Vicente comemorou seu sétimo ano na última sexta-feira (12/05). A cerimônia ocorreu no anfiteatro local, e contou com as presenças do vice-prefeito do município, Paulo de Souza; das deputadas federal e estadual, respectivamente, Mariângela Duarte e Maria Lúcia Prandi, entre outras autoridades da Baixada Santista.

Na ocasião, o coordenador-executivo Marcelo Antonio Amaro Pinheiro apresentou a história da constituição do bacharelado em Ciências Biológicas, oferecido com a possibilidade de duas habilitações: Biologia Marinha e Gerenciamento Costeiro. “A inauguração da unidade representa um marco importante para o ensino superior público do Estado por ser a primeira a oferecer um curso de graduação no litoral paulista”, destaca.

Pinheiro aproveitou para fazer um balanço da produtividade da unidade. Segundo o docente, o campus contabiliza a elevada média de nove publicações de resumos e periódicos por docente ao ano.

Dentre as atividades realizadas pela Unidade, o coordenador destacou os trabalhos de extensão, como o Estimulando o Raciocínio, que integra o Programa Ciência na UNESP. O projeto desenvolve atividades lúdicas junto às escolas públicas municipais, além de dar treinamento a professores selecionados pela Secretaria de Educação.

Durante a cerimônia, Pinheiro e o aluno Felipe Augusto Zanusso Souza, representante do centro acadêmico, anunciaram o inicio das atividades de um cursinho pré-vestibular para jovens carentes do município. Serão oferecidas 15 vagas, a partir do segundo semestre. Segundo Souza, o modelo do cursinho foi baseado no que já funciona no Campus Experimental de Itapeva.

Na oportunidade, foi inaugurado o Salão de ex-dirigentes do campus, uma homenagem aos professores que ajudaram a construir a Unidade. No Salão já estão expostas as fotos da docente Myrna Therezinha Rossi Rego, ex-diretora do então CEPEL (Centro de Educação e Pesquisa do Litoral Paulista) da UNESP, entre os anos de 1994 a 98; do professor Antônio João Cancian, de 1998 a 2002, e do professor Luiz Antônio Vane, de 2002 a 2005.

A história do Campus Experimental do Litoral Paulista está no endereço: Febem: Dois adolescentes da unidade de São Vicente participam do Troféu 60 anos Sesc

Febem: Dois adolescentes da unidade de São Vicente participam do Troféu 60 anos Sesc

Febem: Dois adolescentes da unidade de São Vicente participam do Troféu 60 anos Sesc

Bom Prato Quarentenário, em São Vicente, comemora seis anos

Vanessa Grazziotin comemora sete anos de Lei Maria da Penha

Poupatempo Itaquera comemora sete anos e 23 milhões de atendimentos realizados