Unicamp bate recorde de trabalhos de iniciação científica
Realizado nos dias 24 e 25 de setembro, o evento apresentou 1.178 painéis com pesquisas produzidas por estudantes
O 16º Congresso Interno de Iniciação Científica da Unicamp, realizado no Ginásio Multidisciplinar da universidade nos dias 24 e 25 de setembro, apresentou 1.178 trabalhos de graduação e excedeu em 132 o total obtido no ano anterior. Foram apresentados 354 painéis da área de tecnologia, 306 de Ciências Biomédicas, 234 de Humanas, 223 de Exatas e 61 de Artes.
A proposta do congresso é divulgar o trabalho dos jovens para a comunidade acadêmica, agências de fomento e para toda a sociedade. Este ano uma das novidades foi a montagem de um estande da Agência de Inovação da Unicamp no Ginásio. Conhecida como Inova e criada há cinco anos, a agência favorece as atividades de pesquisa, ensino e extensão e aproxima a universidade com a sociedade. Propõe também estimular o empreendedorismo entre professores e alunos e disseminar informações como quais são os passos necessários para a obtenção de patentes e de licenciamentos.Investigação científica – O pró-reitor de Pesquisa, professor Daniel Pereira, avalia como positivo o envolvimento precoce do estudante com os métodos de investigação científica. Segundo ele, essa experiência prepara o estudante para a pós-graduação e desenvolve a criatividade e o raciocínio independente. “A iniciação científica traz visibilidade e inovação, enriquece a formação universitária e diferencia o profissional no mercado de trabalho. e boa parte dos trabalhos apresentados traz propostas inovadoras e promissoras”, disse o pró-reitor.
Para avaliar os trabalhos apresentados foi constituído um comitê interno de 244 professores, de todas as áreas do conhecimento. O grupo selecionará 80 pesquisas e as indicará a um comitê externo, formado por representantes de diversas instituições de ensino e pesquisa. Essa comissão independente vai eleger 20 finalistas e premiará cada estudante selecionado com R$ 3 mil. Inovar em todas as áreas – Na área biomédica, um dos trabalhos analisa a formação ética e humanística dos médicos em escolas paulistas. E destaca a criação, na Unicamp, do curso de Bioética e Ética Médica. Outra iniciativa levantou a incidência de sífilis, toxoplasmose, rubéola, hepatite e HIV em três mil pacientes do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism - Unicamp).
Na Medicina, uma graduanda avaliou pontos positivos e negativos da convivência entre irmãos surdos e ouvintes. Outro estudo reúne saúde com artes plásticas, nas áreas psíquica e biológica, e sugere atividades artísticas para ajudar na terapia de doentes mentais.
A magia do vidro, da área de Exatas, apresenta temas da Física para alunos do ensino fundamental e médio. Já a Vida real nas aulas de matemática associa a disciplina a questões como aquecimento global, álcool no sangue e esportes.
Nas Humanas, um aluno analisou a dependência econômica, para a Venezuela, da exportação do petróleo. Na mesma linha, outro projeto estudou o impacto do pagamento de aposentadorias para reduzir a pobreza e a desigualdade no Brasil.
No campo literário, um projeto do Instituto de Estudos da Linguagem considerou a visão de usuários do Orkut sobre os romances oitocentistas. Em foco, debates extraídos de 89 comunidades do site de relacionamentos dedicadas aos romancistas brasileiros.
Na área nutricional, a novidade é uma barra de cereais enriquecida com manga. Formulada por uma aluna da Faculdade de Engenharia de Alimentos, a idéia é oferecer um produto natural, rico em fibras e com baixo nível de aditivos.
Outro estudo analisa a melhor pronúncia da consoante “r” no canto erudito, como, por exemplo, quanto à duração de tempo e a intensidade da emissão da consoante.
Na área tecnológica a inovação é um kit de condensação evaporativa, capaz de reduzir o gasto de energia do refrigerador doméstico. Ainda na área tecnológica, um estudo de alunos de Engenharia Mecânica propõe desenvolver aços microligados para substi
09/30/2008
Artigos Relacionados
Unicamp oferece 150 bolsas de iniciação científica
Museu da Fundação Oswaldo Cruz expõe trabalhos de iniciação científica
Iniciação científica é essencial para a CT&I
Inscrição ao Destaque do Ano na Iniciação Científica vai até dia 13
Prêmio de iniciação científica divulga vencedores
CNPq premia bolsistas em iniciação científica