Unicamp licencia sensor para medir qualidade de combustível
O produto será desenvolvido e comercializado pela Click Automotiva
Um sensor instalado em fibras ópticas pode medir em tempo real os valores de concentrações na mistura de álcool e gasolina, a eventual adição de água no álcool combustível ou a presença de produtos estranhos na gasolina. Esta tecnologia já existe, foi desenvolvida no Departamento de Engenharia de Materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp e o produto será desenvolvido e comercializado pela Click Automotiva.
O contrato de acordo foi assinado nesta quarta-feira, 12, no Gabinete da Reitoria, pelo gerente-geral da empresa, Antonio Carlos Reinholz, e o reitor da Universidade, José Tadeu Jorge.
Mais que detectar uma possível fraude contra o consumidor, a mesma técnica é importante para a cadeia produtiva.
Calibrado para identificar os componentes a cada segundo ou microssegundo, o sensor permite conferir a qualidade do combustível enquanto corre pelo duto na indústria, nos depósitos das agências de distribuição, na chegada ao posto de gasolina, até o consumidor final. Pela técnica convencional, a análise dura mais de uma hora, segundo o coordenador das pesquisas, professor Carlos Kenichi Suzuki.
Suzuki explica que em veículos “flex” o sensor é instalado no escapamento, o que possibilita a avaliação da mistura somente após a queima. “O ideal é ter o sensor no momento de entrada do combustível e não apenas na sua queima”, observa.
É a primeira vez que a fibra óptica é utilizada para esta finalidade, mas a tecnologia, segundo Suzuki, é conseqüência de uma somatória, bem-sucedida, que teve início na década de 1970, quando participou do primeiro projeto de fibras ópticas entre Unicamp e Telebrás.
O diferencial da tecnologia no fato de fibra óptica viabilizar o processo de análise de combustíveis líquidos mais pesados como diesel, biodiesel, entre outros. Além disso, segundo os pesquisadores da FEM, as fibras especiais possibilitam uma análise mais eficiente dos combustíveis possíveis de serem analisados pela fibra convencional. “Não é preciso coletar uma amostra para analisá-la em laboratório”, afirma o professor.
A Click Automotiva é umas das principais fabricantes de tampas de combustíveis, radiadores, óleo, reservatório de água, tampa de reservatório partida a frio, válvulas, controladores de pressão de segurança, flanges e quick connectors da América do Sul.
Da Unicamp
12/12/2007
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